Araraquara sedia Encontro Estadual de Políticas sobre Drogas

O evento aconteceu no auditório do SENAC de Araraquara, sendo conduzido por Eliana Borges

Mais lido

Foi realizada em Araraquara nessa quinta-feira, dia 31, a 6° Reunião descentralizada do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED), evento que faz parte do calendário de ações de 2024. O CONED tem realizado reuniões descentralizadas junto às seis macrorregiões do estado, que abrangem os municípios e suas DRADS, para escutar os Conselhos Municipais sobre Drogas que estejam ativos, inativos e que queiram implantar o mesmo e, juntos, discutir a política sobre drogas locais e nos âmbitos estadual e nacional.

O evento aconteceu no auditório do SENAC de Araraquara, sendo conduzido por Eliana Borges, presidente do CONED e coordenadora estadual de políticas sobre drogas. O encontro contou com a presença de representantes dos municípios de Araraquara, Borborema, Franca, Batatais, Santa Rita do Passo Quatro, Guariba, Serrana e Nova Europa, além da participação on-line de conselheiros estaduais de políticas sobre drogas do CONED.

O encontro teve como objetivo dialogar com os municípios e analisar o panorama atual de cada cidade na questão dos Conselhos Municipais sobre Drogas em funcionamento, dos inativos e aqueles que ainda não possuem Conselho, bem como quais as necessidades e dificuldades para efetivá-los, além de um debate específico sobre panorama da rede de serviços e do uso de substâncias na região e alinhamento da rede de atenção ao cuidado e atendimento de usuários e vítimas da dependência química.

Todos os presentes foram ouvidos e suas demandas e dificuldades respondidas pela presidente do CONED, que ofereceu todo suporte técnico do Conselho Estadual para correção das demandas identificadas e expostas pelos municípios presentes. Eliana fez questão de enfatizar que todos estamos unidos num mesmo propósito: a efetivação das políticas sobre drogas em nosso estado e país. Um dos encaminhamentos do evento foi gerar um relatório para prefeitos eleitos e reeleitos sobre situação atual de cada conselho municipal no início de 2025.

Dos municípios participantes, 60% possuem Conselhos Municipais, mas infelizmente nem todos em atividade. Os demais estiveram presentes para buscar apoio e efetivação do serviço. Foi destacada a importância do Conselho Municipal para a articulação e coordenação da política sobre drogas local e a efetivação da política estadual e nacional. É necessário um olhar especial dos novos e futuros gestores dos municípios para eixos da política nacional sobre drogas, tais como: prevenção, redução de oferta, reinserção social e redução de danos.

O encontro contou com suporte técnico de Paulo Albano, diretor da DRADS de Araraquara, que ressaltou a importância do evento para o diálogo e a troca de experiências entre os municípios; e de Márcio Servino, ex-presidente do COMAD de Araraquara, que considera fundamental eventos como este do CONED para que os Conselhos Municipais sobre Drogas possam se estruturar e funcionar de forma híbrida e positiva para o bem-estar da sociedade.
Este foi o último encontro do CONED em 2024 e novas atividades estão planejadas para próximo ano.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias