quinta-feira, 19, setembro, 2024

Araraquara terá programação especial do “Dezembro Vermelho”

Agenda de atividades marca a mobilização em torno do 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara prepara uma série de atividades para o “Dezembro Vermelho”, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017 e que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Neste ano, a campanha em Araraquara vem com o lema “Abaixo ao preconceito, preconceito zero”, uma ação de esclarecimento que visa combater o discriminação de pessoas que convivem com HIV/AIDS. A mobilização teve início nesta terça-feira (22) na UPA do Valle Verde, e terá sequência 

neste sábado (26), das 12 às 19h, com a participação na Expo Bee

 no Paço Municipal. No dia 27, também haverá uma ação de conscientização na 13ª Parada LGBTQIA+ a partir das 13h, com saída do Parque Infantil, de onde um trio elétrico partirá em direção ao Gigantão.
No 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids será celebrado com um evento marcado para ocorrer das 9h às 16h em frente ao Paço Municipal, onde haverá testagem rápida de HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, aconselhamento, mini-palestras e entrega de preservativos e materiais educativos, além de atividades culturais como apresentação de capoeira, música com os integrantes das Oficinas Culturais e apresentação de coral. No dia 3, das 9h às 16h, haverá testagem rápida no Parque Infantil.

A coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids de Araraquara, Saliane Ribeiro, conta que a campanha conta com uma agenda de testagem rápida de HIV e Sífilis, além da entrega de preservativos em diversos pontos da cidade, em uma ação denominada “Fique Sabendo”. “Vamos fazer horário estendido em alguns postos de saúde, mas não no posto propriamente dito. Vamos com o nosso furgão, depois que o posto fechar, nos colocamos ao lado e ficamos até as 20h30 esperando as pessoas para testagem rápida de HIV e sífilis”, revela.

A primeira região a receber esse serviço será o Jardim América no dia 30, das 17h30 às 20h30, no Centro Municipal de Saúde (CMS). No mesmo horário, a ação será realizada no dia 5 de dezembro na USF do Vale do Sol, no dia 8 na região das boates, no dia 12 no CMS do Yolanda Ópice, no dia 13 na USF do Hortências, no dia 14 no CMS do Cecap e no dia 16 na USF do Altos do Pinheiros.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias