A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, dá início no dia 16 de janeiro ao cadastro e ao recadastramento de estudantes da rede pública aptos ao uso de transporte escolar no ano letivo de 2023. Como o procedimento é anual, estudantes inscritos em 2022 também devem renovar a inscrição. O cadastro segue até 31 de março.
Para se inscrever, é preciso ter acesso a um e-mail e preencher a ficha disponível no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br). Basta clicar em “Cadastramento para Programa Municipal de Transporte Escolar” na página inicial e seguir as instruções.
Quem não conseguir fazer o cadastro online poderá agendar atendimento presencial pelo telefone 3331-4714, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp 3333-2945.
O benefício é garantido pelo Programa Municipal de Transporte Escolar, que atende os estudantes da rede pública municipal (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e da rede estadual (ensinos Fundamental e Médio), por meio de fretamento e passe escolar gratuitos.
Para ter direito, o estudante deve ser morador da zona rural ou de local que dificulte seu acesso à escola ou, ainda, residir a mais de dois quilômetros da unidade onde está matriculado.
Para comprovação de direito ao benefício, é necessário ter em mãos a declaração atualizada da escola, exclusiva do Programa Municipal de Transporte Escolar, e um comprovante de endereço recente.
Após o envio da solicitação, o setor competente realizará a análise da documentação e do direito ao benefício, disponibilizando seu parecer em até cinco dias úteis. O usuário receberá um e-mail de confirmação, se aprovado.
Automaticamente, os dados do usuário serão enviados para a loja do CAT (Consórcio Araraquara de Transportes) para atualização do documento, no caso da modalidade passe escolar. Para realizar a primeira recarga ou atualização de foto, o usuário deve comparecer ao local do cadastro presencial, na Av. José Parisi, 510, Vila Velosa.
Para a modalidade fretamento, os dados do usuário serão enviados para confecção das carteirinhas de ônibus. Os alunos poderão imprimir a carteirinha ou utilizá-la de forma digital, baixando o arquivo em algum dispositivo móvel.
Quem tiver dúvidas ou desejar realizar o cadastro presencial deve entrar em contato com a Secretaria da Educação pelo telefone 3331-4714, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp 3333-2945.
Educação Especial
Alunos da Educação Especial que desejarem se inscrever serão atendidos prioritariamente entre os dias 16 e 20 de janeiro. Os responsáveis devem entrar em contato com a Secretaria da Educação através do WhatsApp 3333-2945 para solicitar o questionário da Educação Especial ou, caso necessitem, poderão realizar o agendamento para atendimento presencial, na Av. José Parisi.
Documentos necessários para o cadastro:
Modalidade passe escolar
Educação Infantil:
– RG ou Certidão de Nascimento do aluno
– RG do responsável
– Declaração do CER do bairro que não tem vaga (atualizada)
– Declaração de Transporte do CER que o aluno está matriculado (atualizada)
– Comprovante de endereço, máximo 3 meses – no nome dos pais
Ensino Fundamental e Ensino Médio:
– RA do aluno (registro de matrícula)
– RG do responsável
– Declaração de Transporte da escola (atualizada)
– Comprovante de endereço, máximo 3 meses – no nome dos pais
Modalidade fretamento (ônibus)
Educação Infantil:
– RG ou Certidão de Nascimento do aluno
– RG do responsável
– Declaração de Transporte do CER que o aluno está matriculado (atualizada)
– Comprovante de endereço, máximo 3 meses
Ensino Fundamental e Ensino Médio:
– RA do aluno (registro de matrícula)
– RG do responsável
– Declaração de Transporte da escola atualizada (atualizada)
– Comprovante de endereço, máximo 3 meses