quarta-feira, 17, julho, 2024

Câmara homenageia Eduarda Escila Ferreira Lopes com Diploma de Honra ao Mérito

Honraria foi uma iniciativa do vereador Rafael de Angeli (Republicanos), entregue em Sessão Solene realizada no Salão Nobre da Uniara

Mais lido

Na noite da última sexta-feira (14), a Câmara homenageou Eduarda Escila Ferreira Lopes com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito, em Sessão Solene realizada no Salão Nobre da Universidade de Araraquara (Uniara).

A honraria, que foi uma indicação do vereador Rafael de Angeli (Republicanos), reconheceu o trabalho da professora doutora exercido no ambiente acadêmico há mais de 25 anos, o qual também contempla passagens pelo Executivo, como coordenadora Executiva de Comércio, Turismo e Serviços e diretora-presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações.

“Essa solenidade de Honra ao Mérito é supermerecida, especialmente pelo trabalho que ela fez pela cidade, tanto na Prefeitura, quanto na Uniara também. Então, hoje, todo esse trabalho que a Eduarda fez foi reconhecido”, justificou o autor da propositura.

O evento contou com a presença do reitor da instituição de ensino, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, acompanhado da esposa Lina Maria Arruda Mauro, e lotou o recinto com familiares, amigos, estudantes, funcionários e professores da universidade. Durante a solenidade, Paloma Pompeu, que foi aluna e estagiária da homenageada, relembrou com carinho diversas passagens que emocionaram Eduarda.

Para Fernando Passos, chefe de Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito da Uniara, o reconhecimento do trabalho da docente tornou-se motivo de orgulho em toda a comunidade acadêmica: “Para nós, é uma grande honra, porque a Eduarda é um símbolo da Uniara, de bondade, profissionalismo e amor ao próximo”.

Feliz com a homenagem recebida, Eduarda agradeceu a honraria, que a permitiu revisitar momentos de sua trajetória. “Na verdade, o reconhecimento faz com que você se lembre de tudo, desde as coisas do dia a dia, as pequenas decisões tomadas, e isso só foi possível porque tenho essas pessoas do meu lado. É um trabalho de equipe mesmo, um reconhecimento não só para mim, mas também para a Uniara.”

A sessão solene foi gravada e, em breve, estará disponível na íntegra no YouTubeFacebook e na programação da TV Câmara, no canal 17 da TV a cabo Net/Claro.

Sabia mais sobre a homenageada

Nascida em Araraquara, Eduarda Escila Ferreira Lopes é a caçula de quatro irmãos e filha de um casal de sitiantes que tirava da pequena propriedade rural o sustento da família. Após o falecimento do pai, passou a auxiliar sua mãe nas atividades no campo, até que, aos 16 anos, começou a trabalhar como office boy e secretária para contribuir com a renda da casa enquanto se preparava para o vestibular.

Poucos anos depois, foi aprovada na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru (SP), onde realizou seu sonho de cursar Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas. Para financiar seus estudos, trabalhou em empresas conhecidas nacional e regionalmente, além de ter sido beneficiária de uma bolsa de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por dois anos, com seu trabalho final sendo premiado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Após finalizar a graduação, ingressou no mestrado e deu início à sua carreira como professora em Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP), quando também foi convidada a lecionar na universidade onde anos antes havia ingressado como estudante.

Em 1999, já com o título de mestre, começou a trabalhar na Uniara como docente e, no ano seguinte, assumiu a coordenação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Turismo. Desde 2010, atua como Coordenadora do Setor de Produção de Materiais do Núcleo de Ensino à Distância, no qual ela é docente, conteudista e tutora dos Cursos de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing, Eventos e Turismo. Em 2017, Eduarda se tornou Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da instituição, no qual permanece até hoje.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias