quinta-feira, 18, abril, 2024

Carnaval de Araraquara atrai 85 mil pessoas

Grande público contou também com foliões de cidades vizinhas; evento ocorreu em clima de paz, sem qualquer ocorrência

Mais lido

O Carnaval da Paz e da Cidadania 2024 foi marcado pelo grande público presente na maioria das atividades e por ter ocorrido sem qualquer ocorrência. Com uma programação intensa e variada, o Carnaval de Araraquara passou a ser referência na região, atraindo público das cidades vizinhas. A estimativa é que mais de 85 mil pessoas aproveitaram a programação gratuita realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, nos quatro dias de programação.

Este ano, Araraquara viu o público do seu Carnaval popular dobrar: os foliões saíram em peso às ruas e aproveitaram a programação gratuita da Prefeitura. Muita gente da região marcou presença nesta festa, que reuniu familiares, grupos de amigos, crianças e idosos numa grande confraternização.

“O Carnaval 2024 foi um sucesso absoluto em todos os sentidos, refletindo um esforço conjunto de todos os setores da Prefeitura Municipal. O conjunto da agenda programada deste ano abarcou mais de 20 eventos realizados ou apoiados pelo município, totalmente gratuitos e recobertos de alegria e paz. Não tenho dúvidas que Araraquara consolidou-se como uma referência regional, atraindo público das cidades do entorno e isto se reflete positivamente, inclusive em alguns setores econômicos”, afirmou a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

Para o prefeito Edinho, que esteve em várias das atividades organizadas pela Prefeitura, o Carnaval da Paz e da Cidadania de Araraquara já se tornou tradição, garantido lazer de qualidade para todos os gostos e idades. “A cidade que queremos construir é essa, onde o lazer também seja um direito de todos e não só daqueles que têm condições de pagar”, destacou.

O prefeito Edinho Silva passou a chave da cidade para a Corte eleita na sexta-feira (09) e ficou decretada a festa de Carnaval na cidade por quatro dias, com o Rei Momo (Adriano Quintilho Silva), a Rainha do Carnaval (Fabiola Alves Gabriel), a Princesa do Carnaval (Bianca Nogueira Matos), a Rainha do Samba (Aline Francisca dos Santos), a Princesa do Samba (Ingrid Paola Braz), a Rainha Trans do Carnaval (Marytssa Schar).

Com o tema “Araraquara unida e cheia de alegria”, o Carnaval da Paz e Cidadania 2024 contou com uma programação diversificada. Sem nenhum registro de ocorrências, diversos espaços da cidade foram tomados por manifestações de alegria. Bento de Abreu, Pinheirinho, Bueno de Andrada, os “Territórios” e os locais de concentração e dispersão dos blocos agitaram o Carnaval da Morada do Sol, que teve início com a eleição da Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2024, no último dia 03 de fevereiro.

O Carnaval nos Territórios, com programação voltada para o público infantil foi um sucesso absoluto nos bairros: S. Rafael, Pq. São Paulo, Residencial dos Oitis, Hortências, Valle Verde, Jd. Paraíso/Vale do Sol. As crianças se divertiram com a Carreta da Alegria, recreação com grupo Há Há Há, além de pipoca e algodão doce. Também houve festa no Assentamento Monte Alegre com DJ Magrão e Sueli Banda Show.

Os cortejos dos sete blocos selecionados por edital reuniram uma quantidade admirável de público, com foliões de todas as idades. “3 é Amor”, “Barracão Mancha Folia”, “Bloco Zinho”, “Cordão da Luz Divina”, “Maraca eu, Macatu”, “Para Ressignificar” e “Unides do Vale” deram um show de alegria e levaram uma multidão de foliões para as ruas da cidade.

O “Carnaval de Praia no Pinheirinho” é um dos grandes destaques da programação. No Parque Pinheirinho a programação contou com DJ Raissa Assunção, Ases Mania e grupo Embalaê, reunindo um público bastante animado, que curtiu uma tarde quente à beira da represa.

Em Bueno de Andrada, a festa foi comandada pelas atrações: DJ Bogé, grupo Mania de Samba e Bateria Puro Balanço – Mancha Araraquara. Ao som de sambas enredo antigos, marchinhas e axé, a festa foi realizada na tarde do sábado, primeiro dia da folia.

Na Praça das Bandeiras, uma programação variada levou um grande público para todos os dias da festa. Bloco da Lira (sábado), Coletivo Tocaya (domingo), rock com Simpsons of the Universe e Banda Karla (segunda) e Sambazinho (terça) movimentaram a cena musical da praça.

O desfile da Escola de Samba Gaviões da Fiel, de São Paulo, foi uma das atrações mais aguardadas neste ano, com um público bastante animado no Distrito Araraquara (antigo Cear). A “Ala Show”, com 120 integrantes, apresentou Bateria, Ala Musical, Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Ala das Baianas, Ala Cênica, Velha Guarda e Harmonias – além de um repertório variado composto por sambas enredos consagrados do Rio de Janeiro e, claro, da Gaviões da Fiel. A empolgação do público, que ao final do desfile seguiu atrás da bateria, marcou a noite.

Na Bento de Abreu, no último dia de programação, o trio elétrico animou os foliões, em uma tarde quente e com pancadas de chuva. Flor de Abóbora, Turma do Samba e DJ Bizzo deram o tom na folia para a vibração do público animado.

Para coroar o sucesso da programação do Carnaval da Paz e da Cidadania 2024, o evento ocorreu em clima de paz, sem episódios de violência ou risco para os foliões. A animação e interação do público, em uma grande festa popular gratuita, foram marcas da festa.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias