segunda-feira, 27, maio, 2024

Casa SP Afro Brasil de Araraquara recebe tributo a Agepê neste sábado (6)

Adilson Mayar e convidados participam da atração marcada para as 20h, com entrada gratuita para o público

Mais lido

Neste sábado (6), às 20h, a Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, que fica na Av. Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier, receberá o show “Adilson Mayar canta Agepê”, com entrada gratuita para o público. O evento é promovido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais e Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, que integram a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular.

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, falou sobre a importância do homenageado. “Antônio Gilson Porfírio, conhecido artisticamente como Agepê, foi uma das maiores estrelas da MPB, no gênero samba, que musicava com muita propriedade sobre o amor e transformava em poesias de forma ímpar, temas como a fé, a paixão, a negritude e a luta pela resistência. Dono de uma voz doce e um gingado malevolente, o cantor carioca fez história e muito sucesso na década de 80”, comentou.

Alessandra reforçou o propósito do espaço. “Atividades como essas, provocadas por pessoas que movimentam o cenário cultural, fazem jus ao propósito da criação da Casa SP Afro, em especial para o patrono do espaço, Oswaldo da Silva, o Bogé, que igualmente impulsionava a cultura popular, democratizando o acesso a quem tem interesse. O convite é aberto a todos os públicos e o show é gratuito, portanto, venham conhecer e prestigiar uma programação pensada com muito carinho aos apreciadores de um bom samba”, pontuou.

A proposta da homenagem é do cantor e compositor Adilson Mayar, que trará momentos e características marcantes da vida e da carreira inicial de Agepê, com os seus maiores sucessos. “Foi difícil a escolha do repertório para esse tributo, pois são tantas obras marcantes e poder cantar Agepê para mim hoje é uma honra, uma alegria e uma grande realização pessoal e juntamente com uma equipe comprometida em dar o melhor para este show”, frisou Adilson.

O cantor convida a população a apreciar a homenagem. “O show será realizado em um espaço popular cultural maravilhoso e, diga-se de passagem, gratuito, para que todos tenham acesso. Gostaria que todos os artistas da nossa cidade, inclusive os anônimos, seja de qualquer natureza, explorasse mais esse lugar, onde somos bem acolhidos, respeitados, e nos dão o suporte necessário para mostrar a nossa arte. Viva a cultura afro-brasileira, salve o samba bem brasileiro, salve nosso grande Agepê”, pontuou.

As participações são de pessoas voluntárias, todas entusiastas da cultura popular, que sob a direção de Adilson, criaram um repertório com muita simbologia. O show terá início com cinco canções de Agepê e em seguida será chamada a primeira convidada, a cantora Izabel Souza, que fará duas apresentações. Adilson Mayar voltará ao palco e cantará mais cinco músicas de Agepê, finalizando com um número da bailarina e coreógrafa Cassiane Silva. O evento, com direção de Sueli Farias, contará ainda com leitura da biografia do Agepê por Alessandra Laurindo, e terá participação de Angélica Da Mata (back vocal), Maestro Osni Fernandes (violão) e Diogo Longhini (percussão). Bidi Clemente também participará ao conduzir uma imagem durante a música “Nossa Senhora de Aparecida”.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias