quinta-feira, 18, abril, 2024

Ciclismo da Fundesport começa bem a nova temporada

Em São Carlos, base da equipe araraquarense conquistou bons resultados na prova ”Volta Ciclística do Futuro”

Mais lido

O ciclismo da Fundesport começou bem a temporada de provas em 2024 com a equipe de base competindo na “Volta Ciclística do Futuro”, no último fim de semana, em São Carlos.

Após as três etapas da corrida, que teve início no domingo (11), com a prova de Contrarrelógio, e na segunda (12) e terça-feira (13) com as provas de Estrada, Araraquara conquistou um 3º lugar na categoria infanto-juvenil, com Lívia Cortelo; um 5º na categoria júnior, com Guilherme de Moura; e um 6º lugar na juvenil, com Pedro Meneguetti.

Conforme explica o técnico da equipe, João Mantovani, na segunda etapa Lívia Cortelo teve que abandonar a prova, por problemas físicos, e Pedro Meneguetti foi o campeão, assumindo a liderança com dois pontos de vantagem sobre o 2º colocado. Na categoria júnior, Leonardo Fernandes terminou em 5º lugar e na classificação geral, ele subiu da 12ª para a 6ª posição.

Já na terceira etapa, na categoria juvenil, com apoio dos companheiros de equipe, Kauan Fukushima e Olyver Timote, Pedro soube administrar e até ampliar a vantagem. Ele foi vice-campeão desta etapa e sagrou-se campeão geral, com larga vantagem. Já Olyver terminou na 10ª posição geral e Kauan, na 18ª.

“Na categoria júnior, fomos para a terceira etapa em desvantagem, já que Guilherme de Moura, que era o nosso melhor classificado, teve o câmbio da bike quebrado logo na segunda etapa e não pontuou. Isso nos obrigou a adotar uma estratégia bem agressiva, para tentar reverter a situação”, acrescenta Mantovani.  

Paulo Nascimento e Pietro de Lima (outros dois integrantes da equipe) iniciaram os ataques logo na primeira volta, o que tornou a prova difícil para todos os concorrentes.

“Saímos com dois atletas no pódio nesta terceira etapa – Guilherme, campeão; e Leonardo, 3º lugar -, e na classificação geral Leonardo subiu para a 3ª posição e Guilherme conseguiu chegar na 6ª posição geral, mesmo após os contratempos da segunda etapa”, enfatiza o treinador.

Alto nível

João Mantovani classifica como excelentes os resultados da base da Fundesport em São Carlos, acima até das expectativas, por conta do alto nível das disputas envolvendo ciclistas de todo o Brasil.  

“A nossa estratégia no terceiro dia e a capacidade dos nossos atletas foi reconhecida até pela presidência da Federação Paulista de Ciclismo”, enfatiza o treinador.

Vale ressaltar que neste final de semana, entre sábado (17) e domingo (18), o ciclismo da Fundesport realiza a seletiva que visa novas revelações para a equipe.

Foto: Impulso G

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias