terça-feira, 18, junho, 2024

Cinema Inclusivo exibe “Patos!” neste domingo 

“Patos!” é atração desta primeira edição de 2024

Mais lido

A sala Moviecom no Shopping Jaraguá, dentro do programa de acessibilidade Moviecom Todos, realiza neste domingo (14) mais uma sessão do “Cinema Inclusivo”, agora com exibição da nova animação “Patos!”. A exibição às 11 horas oferece uma sessão de cinema adaptada às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.

“Ao promover acessibilidade e inclusão com o Cinema Inclusivo, a cidade reforça seu compromisso com diversidade e igualdade. A lei municipal por iniciativa da vereadora Fabi Virgílio, veio para garantir maior acessibilidade e é uma iniciativa crucial, capaz de unir comunidades e abrir novos horizontes para diversos públicos. Espera-se que o Cinema Inclusivo não apenas atenda, mas supere expectativas, inspirando outras comunidades a adotarem medidas similares. Demos um passo importante na construção de um futuro que quebra barreiras, servindo como exemplo e moldando uma sociedade mais inclusiva e diversificada”, aponta Karina Maia, gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo Aldo Pavão Júnior.

Patos!

Chega uma época do ano em que os patos precisam migrar para outras regiões. Só que isso não acontecia em uma determinada família porque o desejo do pai, superprotetor, era manter todos em segurança. Até o dia em que a mãe pressiona e todos levantam voo para viver essa experiência fora de casa.

Então, a família de patos decide deixar a segurança de um lago da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, para se aventurar na Jamaica. Eles só não contavam que a falta de prática os levaria para um rumo errado, no meio da cidade grande com suas loucuras e perigos. Assim, os planos são frustrados quando eles se perdem e acabam na cidade de Nova York.

Para eles, a viagem de férias continua uma curtição, mas tornou-se uma aventura familiar cheia de surpresas e desafios.

“Patos!” é do mesmo produtor dos sucessos “Pets: A Vida Secreta dos Bichos” (2016), “Minions 2: A Origem de Gru” (2022) e “Super Mario Bros. – O Filme” (2023).

Cinema Inclusivo 

O Cinema Inclusivo é uma ferramenta que valoriza a diversidade e promove a inclusão, especialmente para indivíduos com dificuldades sensoriais, como pessoas autistas. Ao criar ambientes acolhedores e adaptados, o Cinema Inclusivo permite que pessoas com transtorno do espectro autista desfrutem dos filmes sem serem sobrecarregadas por estímulos sensoriais excessivos. 

Entre as necessidades para a sessão adaptada estão: não devem ser exibidos trailers e publicidades comerciais, as luzes do ambiente estarem levemente acesas e o volume de som estar adequadamente reduzido. A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início – entre outras.

É solicitado que seja apresentada a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência – é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis.

Vale ressaltar que os valores do Cinema Inclusivo na sala Moviecom é de meia-entrada para a pessoa com deficiência e seu acompanhante. O Shopping Jaraguá fica na Av. Alberto Benassi, 2270, no Jardim dos Manacás.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias