sábado, 15, junho, 2024

Cleber Fogaça toca no Festival de Jazz São Roque ao lado de Ivan Lins e outros grandes nomes da MPB

Show divulga o álbum Convergência do araraquarense e ocorre neste domingo (19), às 14h30

Mais lido

Com dois palcos e uma praça de alimentação exclusiva, o centro cultural de São Roque promete ser o cenário ideal para experiências musicais inesquecíveis através da terceira edição do Festival de Jazz São Roque, que ocorre entre os dias 17 e 26 de maio, sempre com programação gratuita.

E no cardápio do evento está o renomado instrumentista e compositor araraquarense Cleber Fogaça, que se apresenta com seu trio no domingo (19), às 14h30. O show ocorre em um dos espaços do festival, o Centro Cultural Brasital, localizado na Avenida Araçaí, 250. Ainda este ano, o festival traz Ivan Lins, o argentino Rodrigo Dominguez, além de Badi Assad, Jaques Morelenbaum e Mestrinho.

Ao lado de Cleber Almeida (bateria), Fernando Corrêa (guitarra) e César Roversi (saxofone), Fogaça apresenta o show que divulga seu mais novo álbum, “Convergência”, que conta dez músicas instrumentais, sendo nove delas registradas em formato de quarteto, com espaço para muita virtuose e improvisação, além de uma viagem pelo jazz, música brasileira e regional. Autor de todas as composições, o araraquarense gravou uma canção como solista, em seu baixo elétrico de 6 cordas.

“A apresentação no Festival de Jazz São Roque faz parte de um giro viabilizado através do edital ProAC 15/2023, destinado a apoiar, financeiramente, projetos que tenham por objeto a circulação de espetáculos de música popular instrumental, entre outros estilos”, comenta o artista.

Quem é Cleber Fogaça?

Cleber Fogaça iniciou seus estudos nos anos 90. Desde então, atua como músico e professor no interior de São Paulo.

Apreciador e pesquisador do jazz e da música brasileira lançou, em 2015, seu primeiro disco solo, Trilhando. Em 2020, montou as séries de livros didáticos “Escalas na Prática Para Baixistas”, “Arpejos na Prática Para Baixistas” e “Arpejos na Prática Para Guitarristas” e, em 2021, a série “Acordes No Baixo de Seis Cordas”.

Estudou no curso de MPB/JAZZ do Conservatório de Tatuí, onde se formou em 2003. Foi sócio fundador da Escola Livre de Música Araraquara, atuando como professor e administrador entre 2002 e 2018.

Participou de oficinas e workshops ministrados por Frank Gambale, Gary Willis, Celso Pixinga, André Marques, Hermeto Pascoal, Itiberê Zwarg, entre outros. Dividiu palco com Carlos Malta, Arismar do Espírito Santo, Nailor Proveta, Oswaldinho do Acordeom, Daniel D’Alcântara, Itiberê Zwarg, Sizão Machado, Michel Leme, Cuca Teixeira, Bob Wyatt, Dirceu Leite, entre outros.

Foi integrante de vários grupos e se apresentou nos principais festivais de música instrumental do estado de São Paulo.

Atualmente é integrante do Trio Zabumbê (de música instrumental brasileira e jazz) e do Trio Teimoso, de choro instrumental, com o qual está em turnê de divulgação de um EP.

Também tem projetos com as cantoras Iara Ferreira, de MPB, e Iuna Tuane, de MPB e música francesa. Gravou nos álbuns das bandas Adrenalados (rock) e Ruído Fino (pop/funk) e também dos músicos Cleber Shimu e Jimmy Red Marshall (blues).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias