segunda-feira, 20, maio, 2024

CMEC Nacional recebe delegação da África do Sul

O encontro aconteceu na sede da CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) em Brasília no dia 25 de Abril

Mais lido

A presidente do CMEC (Conselho da Mulher Empreeendedora e da Cultura) nacional, Ana Claudia Badra Cotait, recebeu uma delegação da África do Sul para debater ações conjuntas de fomento ao empreendedorismo feminino. “O CMEC quer internacionalizar e levar as mulheres brasileiras para outros mercados. As empreendedoras precisam ter acesso a mais ambientes de comércio exterior. Temos muito o que ensinar e aprender com a África do Sul.”

O diretor de relações bilaterais de políticas comerciais da África do Sul, Moloko Leshaba, falou sobre  mudanças que o governo sul-africano adotou para fortalecer os micro e pequenos negócios envolvendo mulheres, jovens e pessoas com deficiência (PcD).

Andrea Kuhn, diretora para o Mercosul do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação do governo sul-africano, também destacou o pacote de políticas públicas. Entre as regras estão envolver mulheres, jovens e PcD em cargos de liderança em empresas de médio porte; priorizar companhias dirigidas por mulheres nas compras governamentais; e exigir que empreendimentos de grande porte tenham 50% dos insumos comprados dos pequenos.

Cecília Iturralde, conselheira econômica da Embaixada no Brasil, propôs a vinda de uma missão de empreendedoras da África do Sul para participar do Liberdade para Empreender em dezembro, feito pela CMEC. No evento, mulheres empresárias e agências de cooperação internacional devem debater parcerias entre Brasil e África do Sul.

Sobre as inovações identificadas pelo grupo, Ana Claudia disse que as “iniciativas criadas pelo governo sul-africano são impressionantes” e que deseja expandir ações do CMEC para outros países.

A consultora de comunicação internacional da CACB, Katiuscia Sotomayor, e a assessora de relações governamentais, Vitória Arruda, também participaram do encontro.

A empresária Katia Rodrigues, diretora da ACIA Araraquara e presidente do CMEC de Araraquara atesta o intenso trabalho do CMEC Nacional, e observa que a rede de CMEC’s nos quatro cantos do Brasil trazem pluraridade de opiniões e realidades, o que credencia o CMEC Nacional a debater com outros países quaisquer políticas para as mulheres.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias