segunda-feira, 27, maio, 2024

Com apoio da FAPESP, cientistas do CDMF apresentam novas tecnologias em materiais

Evento conta com a participação de pesquisadores de universidades da Espanha, Brasil, Portugal e Bélgica

Mais lido

Cientistas brasileiros vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) apresentam inovações em materiais multifuncionais nos dias 2 e 3 de maio na cidade de Castellón, na Espanha, durante o II Workshop “Multifunctional Materials: From Basic Research to the Development of New Technologies”.

Com a participação de pesquisadores de universidades da Espanha, Brasil, Portugal e Bélgica serão, ao todo, 20 apresentações sobre métodos e novas tecnologias em materiais funcionais com aplicações nas áreas de saúde, energia e meio ambiente de alta relevância para o setor produtivo destes
países.

Organizado pela Universitat Jaume I (UJI), o evento internacional é uma
iniciativa do Laboratório de Química Teórica e Computacional e Laboratório de Materiais Moleculares do Departamento de Física e Química Analítica da UJI, sob a coordenação do professor Juan Andrés, líder do grupo de pesquisa Química Teórica y Computacional da instituição espanhola. A reunião científica tem como órgãos financiadores a Comunidade de Valência e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

Os pesquisadores vinculados ao CDMF palestrantes no II Workshop são: Prof. Dr. Miguel San-Miguel (Unicamp) – “Advancing silver-based materials for reactive oxygen species generation: Insights and innovations”; Dra. Josiane Carneiro Souza (CDMF/UFSCar/UJI) – “Novel effect of neodymium doping on the magnetic properties of Ag2CrO4 system”; Dr. Marcelo de Assis (UJI/Universidad Católica de Valencia) – “Unlocking innovation: From idea generation to patent protection”; Prof. Dr. Júlio Ricardo Sambrano (UNESP/Bauru) – “Energy storage and an overview of the semiconductor industry in Brazil”; e Prof. Dr. Elson Longo (diretor do CDMF/ UFSCar), – “Copper nanoparticle-enriched carbon coatings for antimicrobial applications”.

No encerramento do Workshop, Elson Longo, diretor do CDMF, fará uma exposição sobre revestimentos de carbono enriquecidos com nanopartículas de cobre para aplicações antimicrobianas, que visa ampliar a eficiência na prevenção da disseminação de bactérias e fungos especialmente em ambientes hospitalares. “Metais como maçanetas e instrumentos cirúrgicos têm porosidade que podem abrigar bactérias.

Com a aplicação deste revestimento à base de nanotubos de grafite com cobre nas superfícies na forma de coating, uma solução antimicrobiana, conseguimos um processo mais eficiente para oxidar (queimar) fungos e bactérias. É um processo bactericida mais eficiente que os orgânicos para evitar a disseminação de bactérias e possibilitar procedimentos cirúrgicos mais seguros, por exemplo. A prevenção é um aliado importante na disseminação de bactérias e outros microrganismos, em especial ao resistentes a antibióticos, conhecidas como superbactérias”, comenta Longo.

Confira a programação completa

Cooperação internacional

A cooperação internacional entre os cientistas Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF e Juan Andrés, professor da UJI e líder do grupo de pesquisa Química Teórica y Computacional da instituição espanhola, foi iniciada há mais de 35 anos com dedicação especial ao desenvolvimento de novos semicondutores multifuncionais.

Nessas pesquisas realizadas em colaboração internacional, com a associação de métodos teóricos-experimentais, são controladas as propriedades dos materiais em função da densidade de defeitos, o que resulta em um melhor desempenho. Assim, além da multifuncionalidade, os materiais apresentam valor agregado muito maior.

Um exemplo de inovação na área de materiais multifuncionais, em especial com a utilização de semicondutores, se originou da parceria CDMF/UJI e a Nanox, uma empresa spin-off do CDMF com o desenvolvimento de novos produtos e processos voltados ao mercado nacional e internacional. Essa parceria foi responsável pelo desenvolvimento de diversos produtos com propriedades bactericidas, fungicidas e antivirais, como filmes plásticos, respiradores, tecidos, embalagens de papel, entre outros.

Esta interação internacional também inclui o intercâmbio de pesquisadores do CDMF com universidade espanhola, a exemplo de Amanda Gouveia — pesquisadora do CDMF e contratada pós-doutorada no grupo de pesquisa em Química Teórica e Computacional (QTC) do Departamento de Química Física e Analítica da UJI, que obteve recentemente um projeto Marie Curie na Sorbonne Paris (França) intitulado “Theory-Driven Engineering of Photocatalysts for Microplastics Degradation” (TREX-MPs). Outro brasileiro contratado pela UJI é o pesquisador do CDMF Marcelo de Assis, um dos palestrantes do II Workshop que vai abordar o tema “Unlocking innovation: From idea generation to patent protection”.

Devido à alta demanda de pesquisadores que não poderão se juntar  presencialmente nos dias 2 e 3 de Maio na Universitat Jaume I, o link (https://meet.google.com/tdm-eqdf-wcj) Para certificado, é necessário realizar o registro no site https://www.qtc.uji.es/ii-workshop/

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias