sábado, 15, junho, 2024

Com queda nas temperaturas, Prefeitura intensifica ações articuladas da Operação Inverno

População pode colaborar por meio dos canais criados para sinalizar ou alertar sobre pessoas que estejam em risco devido as temperaturas mínimas

Mais lido

A Operação Inverno, lançada no último dia 10 de maio pela Prefeitura de Araraquara, com o objetivo de promover a proteção social das pessoas em situação de rua, como estratégia para o enfrentamento das situações de risco decorrentes da exposição às baixas temperaturas, está em andamento através de diversas ações articuladas.

A iniciativa envolve ações integradas das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, da Saúde, Direitos Humanos e Participação Popular, Cooperação dos Assuntos de Segurança Púbica, Comunicação, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com organizações da sociedade civil e grupos voluntários.

As ações incluem mapeamento dos pontos de maior concentração de pessoas em situação de rua e diagnóstico de novos locais utilizados como abrigo pela população de rua, a fim de oferecer os serviços da Assistência Social e do Consultório na Rua; intensificação da abordagem em todos os pontos, em conjunto com toda a rede, no período de alertas de temperaturas que ofereçam risco a vida; encaminhamentos para equipamentos públicos de acolhimento, encaminhamento e orientação para acesso às demais políticas públicas, encaminhamentos e orientações em relação às necessidades de atendimento no campo da saúde, realização da Campanha do Agasalho; oferta de cobertores, agasalhos, sapatos, diante da negativa ao acolhimento, a fim de minimizar os impactos daqueles que decidem permanecer nas ruas; provimento de passagens intermunicipais para os itinerantes; auxílio e orientação em relação à documentação; entre outras. Ainda é implantado o reforço na busca ativa dos familiares nos territórios para contribuir para a saída da rua destas pessoas.

E, neste ano, também foi ampliado o número de vagas na Casa da Acolhida “Assad Khan”. Na data de lançamento da Operação Inverno, em 10 de maio, foi entregue a obra de reforma e ampliação do local para oferecimento de mais vagas.  Outra melhoria no espaço foi a ampliação da capacidade de acolhimento dos animais das pessoas atendidas com a construção do canil.

E a eficiência de todas essas ações também conta com a colaboração da população. A exemplo do ano passado, foi disponibilizado um telefone celular para uso exclusivo da equipe de abordagem social, com a finalidade de facilitar o contato da população, que poderá utilizar o canal para sinalizar ou alertar sobre pessoas que estejam em risco devido as temperaturas mínimas. O telefone é o (16) 99782-3770, disponibilizado para este fim das 8h às 20h, de segunda a segunda.

A população também pode ligar na Casa de Acolhida, pelo telefone (16) 3336-7510, das 20h às 8h, de segunda a segunda, e do Centro POP, no (16) 33312313, das 8h às 16h, de segunda a sexta.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias