quinta-feira, 29, fevereiro, 2024

Confira a programação de feiras de artesãos e empreendedores do fim de semana

Praça das Bandeiras, Parque Infantil, Parque do Botânico e Praça do Daae são os locais onde as feiras serão realizadas

Mais lido

As feiras de artesãos e empreendedores estão na programação cultural da Prefeitura de Araraquara desta semana, de sexta-feira até domingo (03, 04 e 05 de dezembro). Em comum, as feiras apresentam novidades de artesanato, delícias da gastronomia, além de atrações variadas e programação gratuita.

As feiras são organizadas por coletivos de Economia Criativa e fomentam o empreendedorismo e atividades econômicas diversas, gerando trabalho e renda para muitas pessoas e criando no município uma cultura de feiras criativas que tem sido um grande destaque.

As atividades são realizadas por coletivos da cidade e contam com apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo – Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular – Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, e Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (DAAE) .

Vale ressaltar que o “Natal na Praça”, com a Feira das Nações e outras atrações, é uma realização do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (DAAE) em parceria com a Prefeitura Municipal. A programação do evento é uma realização da por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, Secretaria de Cultura e Fundart.

Praça das Bandeiras, Parque Infantil, Parque do Botânico e Praça do Daae são os locais onde as feiras serão realizadas.

Confira a programação das feiras:

·         Sexta-feira (01.12)

19h Sarauzinho

Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

O SarauZinho é um evento cultural que reúne artistas, expositores e artesãos na Praça das Bandeiras, a partir das 19h. O Palco Livre é destaque na programação, oferecendo espaço para ser utilizado pelos talentos presentes – vale declamar uma poesia, cantar uma canção, realizar uma performance… enfim, o importante é utilizá-lo de forma artística e com classificação livre.

Os expositores capricham nas produções artísticas e também nas delícias da gastronomia, com variados tipos de lanches, salgados e doces. O som fica por conta de discotecagem, com hits de várias épocas.

·         Sábado (02.12)

12h às 22h: Feira Tô em Casa

Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

Sábado (02) tem a Feira Tô em Casa das 19h às 22 horas, no Parque Infantil, na região central. O público poderá apreciar os trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que passam por: decoração, culinária, beleza, brinquedos, artesanato, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia.

Além dos produtos, haverá muita diversão com o Karaokê aberto ao público e também arrecadação de leite para a Casa Caibar Schutel.

16h30: Feira das Nações

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 – Vila Harmonia – próxima ao Gigantão)

A Feira das Nações é uma feira gastronômica, onde imigrantes produzem cardápios típicos de suas nacionalidades – a feira será realizada dentro da atividade “Natal na Praça”, neste sábado, na Praça do Daae – Fonte Luminosa.

Destaque para os cardápios do México (com burritos, tacos, nachos e quesadillas), da Síria (shawarma de frango, coalhada seca, esfiha, makdous/beringela recheada em conserva, baklava/ doce árabe, homus e baba ghanoush), Afeganistão (bolani e oabuli/ com carne ou vegetariano), Palestina (charuto de 3 tipos, kibe assado e namura/ doce árabe) e África, com bobotie (África do Sul)/ original e vegana, bachupa (Cabo Verde) e as bebidas Rosita e Ponche de mancarra (Cabo Verde).

O “Natal na Praça” terá início às 16h30 com a Feira das Nações, seguindo com a apresentação do Samba Autêntico – Mestre Irá e Cleber Augusto, a partir das 17h30, em comemoração ao Dia Nacional do Samba. Às 19h30, será inaugurada a tradicional decoração natalina da praça do DAAE, com apresentação teatral e chegada do Papai Noel. A iluminação poderá ser vista durante todo o mês de dezembro.

O encontro encerra a programação do Novembro Negro, desenvolvida em alusão ao Mês da Consciência Negra.

19h: Feira do Pôr do Sol

Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

AFeira Pôr do Sol, que este ano comemora 5 anos de atividade, é a atração deste sábado, na Praça das Bandeiras, na região central. A feira acontece das 19h às 22 horas, com diversos expositores de Araraquara e região. Economia criativa, arte, artesanato, brechó e culinária recheiam a programação da noite, além de música para agitar a festa!

O artesanato e a gastronomia são destaques com seus expositores, além de brechó – tudo com variadas opções para presentear com artigos diferenciados e de bom gosto, com preços acessíveis. Para celebrar a festa, a discotecagem vai rolar solta com hits de várias épocas e estilos musicais.

·         Domingo (03.12)

9h às 17h: GiraFeira

Local: Parque do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata – Jardim Botânico)

O Coletivo GiraFeira realiza uma edição no Parque do Botânico, neste domingo, das 9 às 17 horas. A GiraFeira reúne expositores de vários segmentos, inclusive culinária. O Coletivo GiraFeira foi criado para fomentar a economia e o empreendedorismo local e conta com diversos expositores dos mais variados segmentos.

Nesta edição: às 10 horas haverá atração infantil com a Oficina “Batucacá Batucalá – uma vivência rítmica”, ministrada por Edmiriam Modolo; depois, às 15h, tem apresentação musical com a MPB de Ananda Borghi.

16h: Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 – Vila Harmonia – próximo ao Gigantão)

A Feira de Artesanato do Choro das Águas, na Praça do Daae – Fonte Luminosa, reúne artesãos e empreendedores de Araraquara e região, a partir das 16 horas com o trabalho manual, que é fonte de renda para muitos deles. A feira incentiva e revela artistas, com trabalhos criativos e originais e que oferecem ótimas e variadas opções de presentes.

A programação do Choro das Águas apresenta ainda: oficina musical infantil com Paulo Melocro (17h) e apresentação musical com Marcos Leiva (18h). A Praça do Daae – Fonte Luminosa está localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próxima ao Gigantão.

17h: Feira do Pôr do Sol

Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

A feira do Pôr do Sol vem em dose dupla esta semana, com as edições de sábado e domingo, na Praça das Bandeiras – no domingo a feira tem início às 17 horas. Expositores de Araraquara e região se reúnem com economia criativa, arte, artesanato, brechó, culinária e música.

À noite, às 19h, haverá apresentação musical com “2 Part’s”.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias