sexta-feira, 1, março, 2024

Confira as dicas gratuitas para curtir a cidade – 08, 09 e 10 de dezembro

“Rumos de Natal”, Alternatal, Sarauzinho, RolêFeira e diversas feiras estão na programação do final de semana

Mais lido

Diversas atividades compõem a programação gratuita de Araraquara para o final de semana, de sexta-feira até domingo, de 08 a 10 de dezembro. A Secretaria Municipal de Comunicação reuniu atividades realizadas pela Prefeitura de Araraquara, ou com o seu apoio, para que todos possam curtir a cidade.

Destaque para a chegada do Papai Noel e dos trens iluminados, assim como o show com o saxofonista Derico, na ação “Rumos ao Natal” no sábado; os shows do Alternatal no Teatro de Arena, sábado e domingo, também agitam a agenda, que traz ainda diversas feiras de economia criativa, como a RolêFeira neste domingo, na Praça do Faveral – todos eventos com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara).

Também, as feiras de artesãos e empreendedores estão presentes em todos os dias da programação, sendo realizadas por coletivos variados da cidade e com apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio das: Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo – Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária; Secretaria Municipal da Cultura e Fundart; e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Vale lembrar que a realização da ação “Rumos ao Natal” é da Rumo em parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), por meio do Instituto Acerte. Desta forma, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a MRS Logística realizam a ação “Rumo ao Natal – Natal Iluminado”.

Música e Natal – Neste sábado, Araraquara recebe a ação “Rumo ao Natal – Natal Iluminado” com uma programação composta por “Trens de Natal”, Papai Noel e apresentações culturais que ficarão na memória afetiva de crianças e adultos, com destaque para o show do saxofonista Derico (do Programa do Jô).

A programação começa às 18 horas no Posto de Manutenção de Locomotivas da Rumos, na Via Expressa. A partir das 18 horas haverá show musical com “prata da casa”, depois às 19h30 tem início show com Derico e, por fim, a partir das 20h30 os trens iluminados serão liberados para as fotos do público presente.

O Alternatal é neste sábado e domingo, no Teatro de Arena, a partir das 17h com diversos shows de rock. A interação entre artistas, com bandas em sua primeira apresentação e bandas de renome no cenário alternativo no mesmo palco, dá luz ao festival. Nos dois dias, a entrada é gratuita, mas pode ser solidária, com a doação de um brinquedo em bom estado.

No palco do Teatro de Arena, o destaque são as bandas: Ação Direta, com 35 anos de carreira, no sábado; e The Trooper – Iron Maiden cover, no domingo; assim como as bandas debutantes Manicômio e Mamonas Assassinas Cover.

A programação completa no sábado (09) conta com:abertura (17h), Manicômio (17h40), Desafeto (18h20), Lapada Dukão (19h), A Place for me (19h40), House Goes Down (20h20), Unrealism (21h), The Lost Trouble Boys (21h40), Rotborn (22h20), Ação Direta (23h). Já no domingo (10), as bandas participantes são:Mamow nas Couve (17h), Gigabyte (17h40), Saruê (18h20), Gabriel Shinobi (19h), Declaração de Guerra (19h40), Solaris (20h20), Intranze (21h), Ananda canta Rita Lee (21h40), The Trooper / Iron Maiden Cover (22h20).

Feiras – As feiras de Economia Criativa movimentam todo o final de semana, começando com o Sarauzinho que apresenta a Feira do Pôr do Sol. O Sarauzinho é um evento cultural que reúne artistas, expositores e artesãos na Praça das Bandeiras, nesta sexta, a partir das 19h e o som fica por conta da discotecagem.

O Palco Livre é destaque nesta programação, e você pode declamar uma poesia, cantar uma canção ou realizar uma performance. É só se inscrever na hora! Os expositores da Feira do Pôr do Sol participam do Sarauzinho com produções artesanais e também da gastronomia.

No sábado tem mais duas feiras. A primeira é a Tô em Casa, que começa às 12h, no Parque Infantil, com decoração, beleza, brinquedos, artesanato, moda, produtos ecológicos e gastronomia variada. Além dos produtos, haverá Karaokê aberto ao público e também arrecadação de leite para a Casa Cairbar Schutel.

Sábado também é o dia da Feira de Natal do grupo MEA. As “Mulheres Empreendedoras de Araraquara” levam seus trabalhos para a Praça do Daae, na Fonte Luminosa, das 17h às 22h. Destaque para a contação de história e a exposição de livros para crianças, com participação de escritoras da cidade.

Para o domingo há ainda outras três feiras. A RolêFeira, na Praça do Faveral, sempre atrai muita gente e conta com uma programação completa e variada das 15h às 22h. São diversos expositores, além de: aula aberta de futsal Feminino – para todas as idades (16h), atividade de Educação Ambiental com foco na Educação Ambiental Hídrica (16h), Rian contos infantis (16h30), show Morgana Kurmann e Cleber Shimu (18h), entrada do Papai Noel (19h) e show Blue Yards banda (20h).

Domingo é o dia do clássico Choro das Águas, na Praça do Daae – Fonte Luminosa! Começa às 16h, com a Feira de Artesanato. Às 17h é a vez da contação de história “Por que o mar é salgado?”, com a Cia. 3 Atos. O pop rock da banda Primobil encerra a programação com show às 18h.

Ainda, a Feira do Pôr do Sol, na Praça das Bandeiras, segue das 17h às 22h, com economia criativa, arte, artesanato, brechó, culinária e música.

·         Sexta-feira (08 de dezembro)

19h às 22h: Sarauzinho com Feira do Pôr do Sol

Local: Praça das Bandeiras

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/confira-a-programacao-de-feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-fim-de-semana-1

·         Sábado (09 de dezembro)

12h às 22h: Feira Tô em Casa

Local: Parque Infantil

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/confira-a-programacao-de-feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-fim-de-semana-1

17h às 22h30: Feira de Natal (Grupo MEA)

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/confira-a-programacao-de-feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-fim-de-semana-1

17h: Alternatal 2023 – 18 anos “Tocando Ideias!”

Local: Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº – Melhado) – Grátis, com doação de um brinquedo em bom estado

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/alternatal-completa-18-anos-e-apresenta-o-tema-tocando-ideias

19h30: “Rumo ao Natal – Natal Iluminado em Araraquara” (show com: Derico)

Local: RUMO – PML (Posto de Manutenção de Locomotivas) – Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, 1181

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/acao-rumo-ao-natal-leva-a-magia-natalina-a-araraquara-09

·         Domingo (10 de dezembro)

15h às 22h: RolêFeira

Local: Praça do Faveral

2 bandas: Morgana e Cleber Shimu (18h) + Banda Blue Yards + aulas de futebol + Chegada do Papai Noel + contação história infantil com Rian (16h30)

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/rolefeira-edicao-de-natal-destaca-o-consumo-consciente-e-o-compre-de-quem-faz-dia-10

16h: Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa

Atração musical – Banda Primobil + cotação história – Cia. 3 atos

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/artesanato-contacao-de-historia-e-pop-rock-no-choro-das-aguas-10

17h às 22h: Feira do Pôr do Sol

Local: Praça das Bandeiras

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/confira-a-programacao-de-feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-fim-de-semana-1

17h: Alternatal 2023 – 18 anos “Tocando Ideias!”

Local: Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº – Melhado) – Grátis, com doação de um brinquedo em bom estado

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias