domingo, 25, fevereiro, 2024

Confira as dicas para curtir a cidade

Feiras de Economia Criativa, retorno do Choro das Águas e a primeira edição do Cinema Inclusivo de 2024 estão na programação de 12 a 14 de janeiro

Mais lido

Araraquara, neste começo de ano, vai retomando as atividades que agitam o final de semana e que fazem da cidade uma potência quando o assunto é entretenimento gratuito: há atividades para toda família se divertir!

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secom – Secretaria de Comunicação, reuniu dicas para este período de férias, para este final de semana do dia 12 a 14 de janeiro: têm feiras de Economia Criativa com artesãos e empreendedores, além do retorno do programa Choro das Águas – com feira, música e recreação infantil.

Também vale destacar a primeira edição de 2024 do Cinema Inclusivo, que será realizada no Moviecom Jaraguá, com meia-entrada para pessoa com deficiência e seu acompanhante.

Ainda, é possível acompanhar pelas redes sociais da Prefeitura (Facebook e Instagram), outras dicas para as férias na cidade, como o Circuito dos Museus e o Circuito Ecológico (disponibilizadas em vídeos).

Veja a programação e divirta-se:

Feiras – A Feira da Lua será realizada nesta sexta-feira, na Praça das Bandeiras, das 19h às 22h, enquanto a Feira Tô em Casa acontece no sábado, das 10h às 19h, no Parque Infantil.

A Feira da Lua apresenta artesanato, culinária e brechó na Praça das Bandeiras. Realizada pelo Coletivo Pôr do Sol, a feira conta com a participação de mais de 30 expositores, entre artesãos e empreendedores da economia criativa, com opções para presentear e preços acessíveis. A discotecagem, com hits de várias épocas e estilos musicais, é animação garantida para o público na praça.

Já no sábado tem a Feira Tô em Casa com edição em homenagem ao “Janeiro Branco – Mês da Saúde Mental”, das 10h às 19 horas, no Parque Infantil, na região central.O público poderá apreciar os trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que passam por: decoração, culinária, beleza, brinquedos, artesanato, moda, acessórios, produtos ecológicos, veganos e gastronomia. Além dos produtos, haverá muita diversão com o Karaokê aberto ao público.

A programação de feiras gratuitas tem apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo e também da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Choro das Águas – Neste domingo a programação do Choro das Água retorna com atividades gratuitas para toda a família, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. As atividades na Praça do Daae– Fonte Luminosa apresentam a partir das 16 horas: feira de artesanato, recreação infantil e música.

A feira de artesanato abre a programação às 16 horas reunindo um time de artesãos e empreendedores de Araraquara e região. O trabalho artesanal é a marca da feira, com variadas peças e objetos bem elaborados – fonte de renda para muitos expositores.

Depois, às 16h30, é a vez da recreação infantil “Piquenique Literário”, com Nerita Pio, propondo à criança o contato e o prazer de estar com livros, incentivando à leitura; proporcionando oportunidade aos leitores de ampliar o contato com vários autores e gêneros literários; além da integração cultura e natureza.

Para fechar a programação na Praça do Daae, às 18h, tem apresentação musical com Adriana Gennari e Fabiano Marchesini e o projeto “New Jazzy”, com releituras jazzísticas de grandes sucessos da música pop nacional e internacional, standards de jazz e blues.

No repertório, canções de artistas como Rita Lee, The Beatles, Etta James, Janis Joplin, Marina Lima e Ella Fitzgerald ganham novos arranjos e interpretações jazziísticas, criando uma sonoridade autêntica com experimentações em novos ritmos e formas.

Cinema Inclusivo – A sala Moviecom no Shopping Jaraguá, dentro do programa de acessibilidade Moviecom Todos, realiza no domingo a primeira edição de sessão do “Cinema Inclusivo” de 2024, com exibição da nova animação “Patos!”. A exibição às 11 horas oferece uma sessão de cinema adaptada às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.

Ao criar ambientes acolhedores e adaptados, o Cinema Inclusivo permite que pessoas com transtorno do espectro autista desfrutem dos filmes sem serem sobrecarregadas por estímulos sensoriais excessivos. Entre as necessidades para a sessão adaptada estão: não devem ser exibidos trailers e publicidades comerciais, as luzes do ambiente estarem levemente acesas e o volume de som estar adequadamente reduzido. A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início – entre outras.

É solicitado que seja apresentada a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência – é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis. Os valores do Cinema Inclusivo na sala Moviecom é de meia-entrada para a pessoa com deficiência e seu acompanhante.

O Cinema Inclusivo é uma realização dos cinemas da cidade em parceria com o Centro Municipal de Referência do Autismo Aldo Pavão Junior, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e foi instituído no município através da lei municipal de autoria da vereadora Fabi Virgílio, que obriga os cinemas a terem ao menos uma sessão inclusiva na sua programação mensal (lei n° 10.816, de 31 de maio de 2023).

SERVIÇO:

Confira dicas gratuitas para curtir a cidade

·         Sexta (12/01):

19h às 22 horas: Feira da Lua

Local: Praça das Bandeiras (Praça João Colturato “Zinho”): no cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro

·         Sábado (13/01):

10h às 19 horas: Feira Tô em Casa

Local: Parque Infantil (Rua São Bento, s/nº – entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

·         Domingo (14/01):

11h: Cinema Inclusivo – filme “Patos”

Local: Moviecom (no Shopping Jaraguá – Av. Alberto Benassi, 2270 – Jardim dos Manacás)

*  Ingressos: pessoa com deficiência e acompanhante pagam meia-entrada

16h às 20h: Choro das Águas (feira + recreação infantil + música)

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias