sábado, 6, julho, 2024

Controle de Vetores intensifica atividades educativas de combate à dengue

Ações são feitas pelo Grupo IEC (Instruindo, Educando e Comunicando), em apoio ao trabalho da equipe Imóveis Especiais (IE), que vistoria em escolas e empresas

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio do Grupo IEC (Instruindo, Educando e Comunicando), vinculado à Gerência de Controle de Vetores, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando suas atividades educativas em escolas e empresas, com foco na prevenção e combate da dengue.

De acordo com Débora Baggio, supervisora do Grupo IEC e também da equipe Imóveis Especiais (IE), que realiza as vistorias, o objetivo dos trabalhos é transformar pessoas em multiplicadores do combate à dengue, através de ensinamentos, instruções técnicas e treinamentos, no caso dos brigadistas da dengue. “Para otimizar o nosso trabalho de combate ao mosquito transmissor da doença, durante a vistoria em escolas e empresas, já introduzimos as atividades do grupo I.E.C, que atua com palestras e exposições, além do treinamento dos brigadistas da dengue”, explica Débora.

Segundo ela, durante as vistorias em prédios públicos realizadas entre janeiro e abril deste ano, as equipes observaram aumento do número de larvas do mosquito nestes locais. Por isso, eles foram cadastrados e orientados a aderir ao programa de brigadistas da dengue.

“Nós conseguimos a adesão de todas as escolas do município e vamos começar os treinamentos de brigadistas na próxima semana. Assim como vamos levar palestras instrutivas e educacionais, exposições e panfletagem, serão várias ações diferentes no mesmo período, otimizando os trabalhos de combate à dengue”, adianta ela. “Nós vamos treinar esses brigadistas, de duas a três pessoas por unidade, e elas ficam responsáveis por vistoriar o imóvel uma vez por semana. No mês seguinte, nosso grupo retorna, avalia os relatórios feitos por elas e refaz a vistoria junto dos brigadistas para ver se tudo foi feito corretamente”, completa a supervisora.

Nesta terça-feira (10), Grupo IEC (Instruindo, Educando e Comunicando) esteve na escola estadual Antônio de Oliveira Bueno Filho, no Jardim Pinheiros, com palestras e exposição de material didático com miniaturas da fase larvária do mosquito Aedes aegypti. O material foi produzido pela agente de controle de endemias e bióloga Paula Daniel, com apresentação de slides pelo agente de controle de endemias e professor Nelson Nascimento.

E as próximas atividades já estão agendadas para os dias 13 de 14 de maio, na Praça Santa Cruz, das 8h às 13h30, e no Parque infantil, das 16h15 às 18h30, com atividades educacionais e exposições.

“Nosso objetivo é conscientizar a população em geral sobre os cuidados para minimizar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti; nutrir crianças e adultos com informações construtivas que elas vão replicar no dia a dia, em suas vidas”, conclui Débora Baggio.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias