sexta-feira, 1, março, 2024

Cultura abre edital para apoio aos blocos de rua do Carnaval da Paz e Cidadania 2024

Blocos interessados têm até às 23h59 do dia 23 de janeiro para fazer a inscrição online pelo e-mail [email protected]

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, abriu as inscrições para a celebração de parcerias junto a blocos carnavalescos de caráter popular e de rua. Os blocos interessados devem efetuar a inscrição no período de 16 de janeiro a 23 de janeiro deste ano.

A ideia é fomentar os blocos livres formados espontaneamente, a partir de iniciativas individuais ou coletivas, com objetivo de resgatar características tradicionais do Carnaval, como as Marchinhas, bem como a ocupação de praças e ruas pela cidade. Com isso, proporcionar também lazer e cultura gratuita a toda população de Araraquara de modo a diversificar a programação de Carnaval oficial do município valorizando todas as formas de expressões típicas do Carnaval, em consonância com as novas tendências de celebração desta que é a maior manifestação cultural do Brasil.

As inscrições virtuais estarão abertas no período de 16 de janeiro de 2024 até às 23h59 do dia 23 de janeiro de 2024 pelo e-mail [email protected].

Além da documentação solicitada no edital, os proponentes devem apresentar a proposta com: identificação e histórico do bloco; sinopse com repertório e identidade do bloco; local de concentração, trajeto e local de dispersão; estimativa de público no cortejo; e cronograma com data e horários de concentração, trajeto e dispersão.

Para a avaliação das propostas serão considerados os seguintes critérios: compatibilidade com a proposta do edital, originalidade da proposta e condições técnicas adequadas ao espaço proposto.

Os proponentes selecionados deverão participar de até 3 reuniões com data e local a serem definidos pela Secretaria de Cultura para tratar de organização de cronograma e demais condições. A não participação implicará em desclassificação do proponente.

A diferença do edital deste ano para o de 2023, é que os blocos carnavalescos serão divididos em duas modalidades, sendo: Modalidade I: Blocos estreantes ou blocos veteranos que tenham contabilizado até 1.000 pessoas durante o cortejo de anos anteriores, aferidos pelas Secretaria de Cultura, Secretaria de Comunicação e/ou Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública; e Modalidade II: Blocos veteranos que tenham contabilizado a partir de 1.001 pessoas durante o cortejo de anos anteriores, aferidos pelas Secretaria de Cultura, Secretaria de Comunicação e/ou Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

Serão aprovadas até sete propostas que alcançarem maior pontuação, sendo que as propostas aprovadas na modalidade I receberão o valor bruto de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e as aprovadas na modalidade II receberão o valor bruto de R$ 8.000,00 (oito mil reais). Os recursos poderão ser utilizados pelos proponentes para contratação de carros de som, mini trios elétricos, pagamento de cachês artísticos, estrutura de som e iluminação para o cortejo, banheiros químicos e serviço de segurança.

Vale destacar que os selecionados também contarão com a cessão de três banheiros químicos para o local de concentração e até cinco seguranças privados para acompanhar o bloco durante a concentração e o percurso, encerrando o seu trabalho na chegada do cortejo ao ponto de dispersão.

A relação de projetos selecionados será divulgada no site oficial do município (www.araraquara.sp.gov.br), em “Acesso Rápido”, na aba “Editais da Cultura”. O link direto é o: https://araraquara.sp.gov.br/editais-da-cultura/edital-012024-chamamento-publico-para-celebracao-do-apoio-aos-blocos-de-rua-carnaval-2024.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias