quinta-feira, 18, abril, 2024

Cursinho Geração NEAR comemora 15 anos com programação especial

Ao longo do ano, diversas atividades serão realizadas pelo projeto que tem o objetivo de formar não apenas alunos, mas também professores

Mais lido

Cada vez mais se destacando como um importante projeto de educação em Araraquara, o Cursinho Geração NEAR completa 15 anos de atividade em 2024. Fundado em 2009 por alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em parceria com a Faculdade de Ciências e Letras, o cursinho tem como objetivo formar não apenas alunos, mas também professores. Com uma equipe composta por estudantes universitários, o projeto oferece uma oportunidade única de aprendizado prático e vivência educacional.
O Cursinho Geração NEAR funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h20, proporcionando uma preparação abrangente e eficaz para o vestibular. Destinado a alunos do ensino médio e aqueles que já se formaram, o cursinho é preparatório para o vestibular e é 100% gratuito.

O projeto funciona na histórica Chácara Sapucaia, um patrimônio cultural de Araraquara, ambiente que proporciona uma imersão única em um espaço que já foi palco de importantes eventos culturais e literários. Ao longo dos anos, a chácara abrigou a escrita de diversos livros e testemunhou momentos marcantes da história da cidade.
A coordenadora administrativa do cursinho, Maria Eduarda Cortez, explicou que o Cursinho Geração NEAR é muito mais do que um simples projeto educacional. “É uma iniciativa realizada com profundo amor e dedicação por seus professores, coordenadores e docentes. Além disso, é importante ressaltar que esse projeto é uma extensão da universidade, representando um retorno para a sociedade do investimento feito na instituição. Isso demonstra que a universidade vai além da educação e da pesquisa, cumprindo um papel essencial na promoção da igualdade de oportunidades e no desenvolvimento da comunidade”, comentou.

Ela falou sobre a importância do projeto para a comunidade araraquarense. “Ao longo de seus 15 anos de existência, o Cursinho Geração NEAR tem sido um agente transformador, abrindo portas e proporcionando sucesso em carreiras acadêmicas para aqueles que antes não acreditavam ser possível. Com este projeto, conseguimos ampliar os horizontes da educação e da cultura para muitas pessoas que foram privadas dessa oportunidade devido às falhas do sistema. Em 2024, celebramos com entusiasmo os 15 anos deste incrível projeto, repleto de estudo, pesquisa e dedicação”, completou. 
Programação especial

Em celebração aos 15 anos de trajetória, o Cursinho Geração NEAR preparou uma série de eventos especiais que serão realizados ao longo do ano para marcar essa data significativa.

No dia 13 de abril, será realizada a Aula de Cinema e Humanidades, uma oportunidade para os alunos explorarem temas relevantes através da linguagem cinematográfica, ampliando suas perspectivas e reflexões.

No dia 4 de maio, será realizada a formação docente com a Profª Drª Márcia Reis, um evento remoto aberto a participantes externos, visando o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre educadores.

A programação terá sequência no dia 7 de maio com a Viagem de Estudo do Meio para São Carlos, uma jornada enriquecedora fechada para cursistas e professores, proporcionando uma imersão prática no ambiente acadêmico e científico.

No dia 3 de agosto, haverá a Formação Docente com Silvia Adoue, um evento presencial aberto a participantes externos mediante inscrição prévia, destinado a aprimorar as habilidades pedagógicas dos educadores envolvidos.

Além disso, ao longo do semestre, a Rádio FCLAr apresentará a série “Primeiros de muitos – Histórias de Educação Popular”, com entrevistas a ex-alunos da educação popular das cidades de Araraquara, São Carlos, Campinas e São Paulo.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias