quarta-feira, 29, maio, 2024

Daae abre Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat)

Programação com atividades até sexta-feira (17) tem o objetivo de promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre essa temática

Mais lido

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e a Prefeitura Municipal realizaram nesta segunda-feira (13) a abertura da 33ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), em solenidade realizada no Centro de Convivência da sede do Daae.

A secretária de Saúde, Eliana Honain, que representou o prefeito Edinho na cerimônia, falou sobre a importância da Sipat. “É preciso fazer a vigilância do trabalho, das condições do trabalho, porque o ato de trabalhar também pode adoecer. Muitas vezes, as pessoas não consideram o ato de trabalhar como uma forma de adoecer. Pode adoecer fisicamente, mas também pode adoecer mentalmente. Então, o papel da Sipat é trabalhar essas questões, primeiro evitando acidentes, pois sabemos como é triste um acidente de trabalho, segundo fortalecendo a proteção em acidentes. Sabemos que às vezes parece chato e desagradável usar os equipamentos de proteção individual, mas é necessário usar, para manter a qualidade da nossa saúde, porque estamos expostos a riscos sonoros, físicos, biológicos e muitos outros. Temos que cuidar da nossa saúde, porque todos nós gostamos e precisamos trabalhar, mas esse trabalho deve ser com qualidade e satisfação”, comentou.  

O vereador Aluisio Boi (MDB) falou em nome da Câmara Municipal. “Meus parabéns à direção do Daae, em nome do Delorges Mano. Com certeza, a cidade está vendo o trabalho de excelência do Daae e lógico que tudo isso é resultado do compromisso do seu superintendente. Que Deus fortaleça sempre esse trabalho, que você possa continuar sempre junto dos funcionários, junto da população, para manter sempre esse trabalho de qualidade”, explicou.

O superintendente do Daae, Delorges Mano, falou sobre a relevância da Sipat. “Espero que os participantes aproveitem o máximo que puderem dessas palestras que estão sendo ministradas durante esta Sipat e que elas possam transformar as suas vidas tanto no trabalho diário quanto em suas vidas lá fora. Serão muitas palestras, com muitos temas, preparadas com muito carinho”, pontuou.  

A 33ª Sipat teve início nesta segunda e vai até sexta (17), com o objetivo de promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho, por meio da realização de atividades direcionadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Ao longo da semana, os servidores do Daae terão acesso a palestras sobre qualidade de vida, direção segura, gerenciamento das emoções, segurança alimentar, combate ao alcoolismo e outras drogas, assédio moral e sexual, doenças de vinculação hídrica, mudanças de hábitos na prevenção de acidentes e cuidados com a saúde física e mental (confira abaixo).

Logo após a solenidade de abertura, foi ministrada a primeira palestra, cujo tema foi “Qualidade de Vida”, com os palestrantes Leonardo Sanioto Júnior e Andreia Concion, educadores físicos. Também marcou presença na solenidade a presidente da 33ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho do Daae, Maria Regina Cunha.

PRÓXIMAS ATIVIDADES

14 de maio, terça-feira 7h30 – Tema: Direção Segura
Palestrante Nelson Antônio da Silva, agente de Fiscalização do Trânsito da
Prefeitura de Araraquara

9h30 – Tema: Aprendendo a gerenciar as emoções no dia a dia
Palestrantes: Isabela Miranda Carmona e Clarissa da Silveira e Silva, psicólogas clínicas

15 de maio, quarta-feira

7h30 – Tema: Segurança alimentar, por onde começar?Palestrante: Elaine Cristina de Oliveira Lima, nutricionista da LM Serviços Integradas Ltda/Daae

9h30 – Tema: Alcoolismo e outras drogas
Palestrante: Érica Campesan Martiniano de Oliveira, do Cerest da Prefeitura de Araraquara

16 de maio, quinta-feira
7h30 – Tema: Assédio moral e sexual
Palestrante: Nathália Tancini Pestana, advogada – OAB

9h30 – Tema: Doenças de vinculação hídrica
Palestrante: Valter Luiz Iost Theodoro, gerente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Araraquara

17 de maio, sexta-feira7h30 – Tema: Mudança de hábito na prevenção de acidente
Palestrante: José Celso Carmona, engenheiro de Segurança do Trabalho do Cerest da Prefeitura de Araraquara

9h30 – Tema: Cuidados com a saúde física e mental
Palestrante: Karen Crecco de Freitas, enfermeira do Trabalho do Cerest da Prefeitura de Araraquara

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias