Tudo pronto para a comemoração do Dia do Ferroviário no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, localizado na antiga Estação Ferroviária, na região central de Araraquara. Neste domingo, das 10h às 17 horas, a programação gratuita apresenta: música, feira de artesãos e museu aberto, em uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
A Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico lembra que a ferrovia está, geralmente, associada a um determinado ciclo econômico e, assim, ela se torna parte da história local e também das lembranças de moradores. Por isso, a ferrovia se tornou, um patrimônio histórico de Araraquara, com a preservação da antiga Estação Ferroviária, de parte da arquitetura do clube da Ferroviária, assim como do próprio clube da cidade – a Ferroviária. Há muito a se comemorar!
A programação no Museu Ferroviário terá início às 10 horas com a feira de artesãos, um dos destaques na comemoração, levando a participação de artistas da cidade, com produtos diferenciados e ideais para presentear. A Loja Emana participa com um estande reunindo as marcas: Bilicabiê, Coconutri, Flores de Frida, Pitico Eco, Vivarte e Xodó Cerâmica; além dos expositores, com estandes próprios: A Terra Arte, Benedittas Chocoarts, Caramelo Sem Limão, Geleias do Bem, Nerdcook, Papiro Papelaria Vintage, Pé de Oliva e Vida Louça Porcelana.
Também estão na programação da feira: Crocheteria Três Irmãs, Flor de Cultura, Guapo, e Quem Garimpa Acha, além dos estandes de gastronomia: Bolaria do Du, Cerveja Papilas, Coffee Taste, Gelato Borelli, Loja do Colecionador (antiguidades), Maju Pastéis, Marcia Gibran Cozinha Árabe, Néia Empadas, Quitutes Vegano, e Ragnar Chopp e Grill.
Ainda, viola e samba estão garantidos nas atrações musicais. A partir das 12h haverá uma edição especial do “Viola na Praça” – projeto que retornou esse mês na Praça das Bandeiras. Com a participação de violeiros da cidade e região, o apresentador do evento, Luiz Palombo, trará talentos da viola para a celebração no museu.
O samba chega às 14 horas com show de Ligia Teubl e Pedro Luiz e um repertório de clássicos do samba a fim de animar o público do evento. Resgatando sambas que foram sucesso nas vozes de outros artistas, os músicos garantem o alto astral na comemoração do Dia do Ferroviário com o show “Nas rodas de Rio-São Paulo”.
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo estará aberto para visitação. Os interessados poderão conhecer a exposição permanente e a Sala de Ferromodelismo, realizada em parceria entre a Prefeitura de Araraquara e ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
A exposição reúne: mobílias, relógio, ferramentas e painel com a linha do tempo contando a história das ferrovias em Araraquara, Brasil e mundo; além de aparelhos de comunicação da extinta EFA, como telégrafos e telefones de época e também banner com fotografias dos vagões. Ainda, o prédio do Museu – que preserva as características da época – possui uma sala destinada ao ferromodelismo.
O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril pelo fato desta data ser celebrada a inauguração da primeira linha de ferro brasileira, em 1854: a Estrada de Ferro Petrópolis, conhecida como Estrada de Ferro Mauá. Mais informações podem ser obtidas no vídeo disponível on-line pela Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=-VwIpVjrAws).
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, s/n°, na antiga Estação Ferroviária na região central de Araraquara.
SERVIÇO:
Dia do Ferroviário
Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/n° – Centro /antiga Estação Ferroviária)
Data: domingo (30 de abril)
Horário: das 10 às 17 horas
· Programação:
10h: Feira de Artesãos
12h: “Viola na Praça”
14h: Ligia Teubl e Pedro Luiz (samba)
E mais:
Museu Aberto
Sala de Ferromodelismo
Grátis