Neste domingo, 12 de junho, comemora-se o Dia dos Namorados. A data comemorativa está entre as mais importantes do varejo brasileiro, ficando atrás somente do Dia das Mães e do Natal. Por esse motivo, os lojistas se prepararam para atender os apaixonados que vão em busca de presentes para a pessoa amada.
Com a pandemia da Covid-19, a data também foi afetada e apresentou uma significativa queda nas vendas de todos os setores em 2020. O cenário foi revertido em 2021 e também se mostra bastante promissor para este ano, como apontam pesquisas do comércio.
E-commerce é preferência
Embora o panorama esteja caminhando para uma possível normalização, o e-commerce se mantém como preferência dos consumidores. E isso reforça o seu crescimento nos últimos dois anos. A previsão é de que a data mais romântica do calendário comercial continue expandindo o faturamento para as lojas virtuais acompanhando o novo modelo de consumo.
O Dia dos Namorados em 2021 fez o varejo digital faturar R$ 6,5 bilhões entre 28 de maio e 11 de junho (período analisado), uma alta de 3,24%. Para 2022, as empresas estão investindo na otimização de suas estratégias em canais digitais para entender o novo cotidiano e oferecer a melhor experiência de compra possível. Mesmo assim, ainda existem muitos apaixonados que preferem escolher os mimos presencialmente nas lojas físicas.
História
O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de “Santo Casamenteiro”.
São Valentim
Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercália, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza) Também marcava o início oficial da primavera.
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor e romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar são Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Saint Valentine’s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a). Na sua forma moderna, a tradição surgiu em 1840, nos Estados Unidos, depois que Esther Howland vendeu US$ 5 000 em cartões do Dia dos Namorados, uma quantia elevada na época. Desde aí, a tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no século XX se espalhou por todo o mundo.
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
Data no Brasil
No Brasil, a data foi criada pelo publicitário João Doria, sendo comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro. Doria trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes paulistas, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte, ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre o casal apaixonado.