segunda-feira, 20, maio, 2024

Dissertação dá origem a livro lançado por mestra em Direito pela Uniara

A ex-aluna da Uniara, Adriane Bandeira, é autora do livro

Mais lido

A egressa do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriane Bandeira, é autora do livro “Crise dos Juizados Especiais nos 30 Anos da Lei 9099/95: Principais Problemas e Possíveis Soluções”, que nasceu de sua dissertação, defendida em fevereiro. A obra pode ser adquirida pelos links https://abrir.link/pRrpf (e-book) ou https://abrir.link/sCsaU (física).

“O livro faz um panorama detalhado sobre a situação dos Juizados Especiais no Estado de São Paulo. Hoje, os Juizados Especiais perderam a capacidade de julgar rapidamente os processos que neles tramitam. Buscamos levantar as causas que levam a esse congestionamento e, a partir daí, apontar algumas possíveis soluções. O livro trata de temas atuais do direito, como a hiperjudicialização de conflitos, a litigância predatória e os impactos na administração da justiça e, mais especificamente, o funcionamento dos Juizados Especiais”, explica Bandeira.

No PMPD, ela foi orientada pelo professor Plínio Antônio Britto Gentil. “Tive muito orgulho por ser professor e orientador da Adriane, e até hoje sou parceiro dela em pesquisas e publicações. Fico muitíssimo satisfeito com essa publicação da dissertação de mestrado, bastante rápida, logo após a defesa. É um trabalho muito bem-feito, com cuidado e critério. Ela foi buscar as informações nos lugares adequados. É realmente científico, de uma pesquisadora de verdade. Acho que essa publicação, assim como sua trajetória no curso, é motivo de honra e orgulho para professores e para a universidade”, declara o docente.

O coordenador do PMPD, Edmundo Alves de Oliveira, afirma que o lançamento do livro de Bandeira “reforça a ideia do quanto estamos produzindo com qualidade”. “Temos produções técnicas, jurídicas e acadêmico-científicas. São diversos estudos que são destaques e que mostram como o Mestrado em Direito está inserido na discussão atual sobre esses temas, por meio das pesquisas e investigações”, finaliza.

Informações sobre o PMPD da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7337.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias