sábado, 15, junho, 2024

Durante visita de Lula, ministra da Saúde assina reforma das UPAs e outros investimentos em Araraquara

Nísia Trindade também oficializou adesão da cidade nos programas "Mais Saúde Bucal nas Escolas" e "Mais Acesso a Especialistas"

Mais lido

Durante a visita do Presidente Lula a Araraquara nesta sexta-feira (24), os investimentos na Saúde da cidade também ganharam destaque com a adesão do município aos programas federais “Mais Saúde Bucal nas Escolas” e “Mais Acesso a Especialistas”, e a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de reforma das três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Araraquara.

A primeira parada da comitiva presidencial foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Henrique Scabello, no Parque das Hortências, onde Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanharam o lançamento do programa “Mais Saúde Bucal nas Escolas”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação.

O “Mais Saúde Bucal nas Escolas” visa contribuir para diminuir a ocorrência de cáries e outros agravos por meio de avaliações da saúde bucal dos estudantes, escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor e Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). O Governo Federal vai investir R$ 187,8 milhões em todo o Brasil para viabilizar a compra de insumos e instrumentos para tratamento de estudantes de escolas públicas matriculados no ensino básico (infantil e fundamental). A expectativa é que 26 milhões de estudantes de 3 a 14 anos sejam alcançados em 5.055 municípios brasileiros, por meio de 31,2 mil equipes de saúde bucal.

Para Nísia, o programa chega para fazer a diferença para esses estudantes. “Hoje vimos o que pode ser o Brasil sorridente desde a primeira idade das nossas crianças. É muito importante pensar o futuro do Brasil e pensar em cuidar desde já da nova geração, para que tenhamos um Brasil saudável e unido. E na saúde, o lema de união e reconstrução vem com muita força”, comentou.

Também foi assinada a adesão de Araraquara ao programa “Mais Acesso a Especialistas”, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que passa a ofertar outras possibilidades de encaminhamento, reduzindo o tempo de espera, buscando o paciente quando for necessário que ele se trate sem demora e, até mesmo, quando possível, garantindo atendimento na Atenção Primária, por telessaúde. “Quero agradecer ao prefeito Edinho porque o trabalho de qualidade para cuidar das pessoas passa por essa rede bem organizada que permite que haja um cuidado digno e cidadão. Araraquara será um exemplo para todo o Brasil”, acrescentou.

Em seguida, todos se dirigiram ao Distrito Araraquara (antigo Cear), em evento que marcou a assinatura da Ordem de Serviço para início da fase 1 do Plano de Macrodrenagem da Via Expressa e Reurbanização da Orla Ferroviária, a maior obra de infraestrutura da história de Araraquara. A cerimônia também contou com a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de reforma das três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Araraquara: Central, Vila Xavier e Valle Verde. As reformas das UPAS, que contarão com um investimento de R$ 6,9 milhões, fazem parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, sendo seis delas eleitas no Orçamento Participativo.

Nísia falou sobre outros investimentos na cidade. “Neste momento, nós reforçamos todos os equipamentos de Saúde com as unidades do Programa de Aceleração do Crescimento, que o presidente Lula traz de novo com força. E nós teremos, em Araraquara, uma Unidade Básica de Saúde, uma Unidade Odontológica Móvel, e reforçamos aos parlamentares que se somem a nós, destinando emendas para fortalecer essa grande estrutura que o PAC permite. Juntos, estamos trabalhando para melhorar a saúde do povo de Araraquara”, concluiu a ministra.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias