sexta-feira, 22, novembro, 2024

Educativo da FliSol tem início com palestra sobre Mário de Andrade no próximo dia 24

Atividade será realizada no anfiteatro da Unesp, destinada aos professores e profissionais da educação da rede municipal de Ensino

Mais lido

As atividades da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol terão início neste mês, antecedendo a programação oficial. Esta pré-agenda começa com o educativo do programa que será destinado aos professores e demais profissionais da educação da rede municipal de ensino, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

A palestra é uma das atividades de abertura da programação de Ações Formativas da Secretaria Municipal da Educação e será realizada na próxima segunda-feira, 24 de julho, no anfiteatro da FCL-Unesp Araraquara, às 14 horas. A convidada da semana de formações e diálogos dos professores da rede municipal de ensino é a professora Silvana Santoro.

Na palestra “Mário de Andrade: Sou trezentos, sou trezentos e cinquenta”, Silvana Santoro aborda esta fala de Mário – “sou trezentos, sou trezentos e cinquenta” – que visa a ampliar o conhecimento sobre a obra do autor que, muitas vezes, parece estar restrita apenas à rapsódia Macunaíma.

Silvana lembra que pelo caráter único, a obra escrita em Araraquara em 1926, e publicada em 1928, é de suma relevância, sobretudo, no primeiro momento do Modernismo brasileiro. “Entretanto, Mário escreveu poesias, contos e um único romance absolutamente extraordinários”, aponta a professora.

Sobre a atividade de abertura da pré-agenda da FliSol, Silvana conta: “conversaremos sobre Macunaíma, declamaremos e analisaremos algumas poesias, refletiremos sobre a hipocrisia burguesa presente em ‘Amar, verbo intransitivo’ – entre outras coisas”.

Vale destacar que, o ano passado, Silvana foi convidada a participar da primeira edição da FliSol, proferindo duas palestras sobre as obras “Não verás país nenhum” e “Dentes ao Sol”, ambas de autoria de Ignácio de Loyola Brandão, autor homenageado e patrono da Festa Literária da Morada do Sol.

Aos interessados, a palestra “Mário de Andrade: Sou trezentos, sou trezentos e cinquenta” será gravada e disponibilizada no site do Instituto Colibri e no canal do YouTube da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara.

Educação 

A Secretaria Municipal da Educação investe de forma expressiva na literatura como recurso aliado ao processo de desenvolvimento e aprendizagem e, por meio do Programa Educa Mais Araraquara, com destaque para o projeto Mais Leitura Mais Leitor, prevê uma diversidade de ações permanentes no âmbito da escola. Desta forma, com a atualização dos acervos literários escolares e o fomento à democratização e acesso ao livro por toda a comunidade escolar, garante a cada estudante de escolas municipais um acervo literário individual, de modo a envolver a família na construção e consolidação do gosto e hábito da leitura.

Para promover o engajamento de toda comunidade escolar no fortalecimento da cultura leitora, a Secretaria Municipal da Educação desenvolve diferentes ações formativas como rodas de conversa, oficinas, minicursos, palestras. Nesse âmbito, a FliSol, importante evento cultural de formação, informação e ampliação de repertório no município é convidada a colaborar, com diferentes atividades, a exemplo da realização da palestra sobre o autor homenageado, Mário de Andrade. 

Festa literária 

A FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart – Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, Sincomércio e Academia Araraquarense de Letras.

Além do patrono da FliSol, Ignácio de Loyola Brandão, também será homenageado nesta edição o escritor Mário de Andrade, que dá nome à Biblioteca Municipal de Araraquara e celebra 80 anos neste ano.

A programação da FliSol contará com o “educativo” sobre Mário de Andrade, para os professores da cidade, com atividades de incentivo à leitura, de julho a novembro. Também, a programação prévia – o “Esquenta” da FliSol – acontece em outubro.

Uma estrutura de programação já vem sendo estudada, com programação infantil da FliSolzinha, mesas literárias para crianças, jovens e adultos, além da participação de autores de Araraquara e região e de mesas de debates para adultos com nomes que provoquem o público. Também a participação dos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, com coreografias de Macunaíma, deverá somar ao programa.

Vale destacar que todas as atividades da FliSol serão gratuitas. Mais informações sobre o evento poderão ser acompanhadas no site da Prefeitura de Araraquara ou pelas redes sociais da FliSol e pelo site do Instituto Colibri.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias