Educativo do Território da Arte propõe imersão infantil e jovem no universo das Artes

Com oficinas mediadas no Teatro Municipal, Programa Educativo incentiva o pensamento crítico e a produção artística dos alunos, que ganham espaço em uma mostra coletiva

Mais lido

A 22ª edição do Território da Arte de Araraquara dá início, nesta terça-feira (13), ao Programa Educativo, voltado para alunos das redes pública e privada de ensino, a partir do 4º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa acontece no Teatro Municipal Clodoaldo Medina e se estende até o dia 5 de junho, com visitas guiadas e oficinas de arte gratuitas, mediante agendamento.

Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, o Programa Educativo promove uma imersão artística entre os estudantes e as 52 obras expostas no Território da Arte. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, em dois turnos: das 8h30 às 10h e das 10h às 11h30 no período da manhã, e das 13h30 às 15h e das 15h às 16h30 no período da tarde.

A coordenação é da artista plástica e arte-educadora Débora Paiva, doutora em Educação Escolar pela Unesp, que atua há mais de uma década na criação de projetos culturais e educativos em instituições públicas e privadas. Ela está à frente de uma equipe de educadores composta por Rick Silva, Rafael Callegari, Helena Aragão e Monique Camargo.

“O Educativo acontece paralelo à exposição do Território da Arte no mesmo espaço, o Teatro Municipal. No Educativo, teremos os educadores que fazem a mediação da exposição e a recepção dos alunos das escolas municipais e particulares. Esses mediadores, além de apresentar a exposição, conduzem uma oficina de arte com as crianças”, explica Débora.

As oficinas artísticas são inspiradas nas obras do próprio Território da Arte. A partir da observação da mostra e da reflexão sobre o tema desta edição — “Onde Habita o Pensamento” —, os participantes são convidados a criar trabalhos com colagem e uso de diversos materiais. “A oficina será feita a partir do olhar para as obras que estão expostas, para que cada um produza seu próprio trabalho a partir daquilo que mais tocou ou provocou o pensamento”, completa.

Os resultados dessas oficinas não ficarão apenas no papel. Eles darão origem a uma mostra paralela, que será exposta no mesmo espaço do evento principal. “As obras resultantes desses trabalhos vão formar uma exposição que a gente está chamando de ‘A Teia dos Pensamentos das Crianças’ porque o tema do Território é ‘Onde Habita o Pensamento’, então estamos propondo colocar esses pensamentos que surgem dos trabalhos como um resultado vivo do próprio Território”, destaca Débora.

Com essa proposta, o Programa Educativo não apenas aproxima o público infantil e jovem da arte contemporânea, como também reconhece e valoriza suas produções como parte ativa do circuito artístico local.

SERVIÇO

Educativo do Território da Arte de Araraquara

Local: Teatro Municipal Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/n° – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)

Período: de 13 de maio a 05 de junho

Programação gratuita para grupos agendados

Mais Artigos

Últimas Notícias