Na manhã da última segunda-feira (26), aconteceu a solenidade de inauguração da nova sede da Secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, localizada no prédio da antiga CTA, na av. Bento de Abreu. Já operavam no local a Guarda Civil Municipal e o Centro de Operações e Inteligência. A mudança favorece a integração e o controle das atividades desenvolvidas, centralizando todos os órgãos da secretaria em um único endereço.
O espaço também passa a abrigar a subsecretaria de Defesa Civil, onde já está sediada a secretaria do Meio Ambiente. Essa proximidade fortalece a articulação entre as equipes e promove um atendimento mais eficiente, coordenado e próximo da população.
Em sua saudação, o prefeito dr. Lapena recordou a importância histórica do prédio da CTA. “Nós sabemos das dificuldades de Araraquara, mas nós sabemos que essas dificuldades não podem apagar a nossa história”. Mesmo com a reverência ao passado, o prefeito destacou suas perspectivas em relação ao futuro. “As ações que virão daqui para frente, com o centro de operações, a possibilidade de estar junto com o [Programa] Muralha Paulista, identificando criminosos em tempo real, identificando placas de carros furtados, clonados, prevendo o crime. A polícia trabalha com inteligência. A Polícia Civil já tem todo um aparato que tem utilizado, identificando várias situações, impedindo que o crime aconteça. Porque, depois que o crime já aconteceu, nós já perdemos. Então esse trabalho é fundamental para proteger a nossa cidade”.
O Cel. Adalberto José Ferreira, secretário de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, também compartilhou suas expectativas sobre a atuação de sua pasta. “Nossa meta na segurança pública é apresentar melhorias de sistema, dar maior capacitação aos agentes de segurança e de trânsito para atenderem as demandas da população. Uma das melhorias é a entrega da base móvel da GCM para atuação em patrulhamento em eventos e praças de nossa cidade. Na questão de transporte e mobilidade urbana, o maior desafio desta secretaria é trabalhar para melhorar o sistema para todos”.
O secretário municipal de Saúde. dr. Abelardo Ferrarezi de Andrade, realizou a entrega de uma viatura à Guarda Civil Municipal. O veículo, que anteriormente servia como ambulância do SAMU, foi adaptado para servir como unidade móvel da GCM, reforçando a presença da corporação junto à comunidade.
Homenagem e exposição
Na ocasião, foram homenageados dois funcionários que iniciaram suas carreiras na extinta CTA, mas que ainda atuam na secretaria de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana: Carlos Roberto de Oliveira (Carlinhos) e Isabel Cristina Barrotti (Bel).
O evento contou, ainda, com uma exposição que reuniu a história e a evolução do transporte em Araraquara: além do ônibus número 1, o mais antigo da frota, os convidados puderam conhecer a famosa jardineira e viaturas históricas, como o Fusca da Polícia Militar e o Fusca da Polícia Rodoviária.
Também compareceram à solenidade: a vice-prefeita, Meire Laurindo; Carlos Alberto Ferreira, secretário do Meio Ambiente; Coronel Alexandre dos Santos, subsecretário de Defesa Civil; os vereadores Michel Kary (PL), Coronel Prado (Novo), Enfermeiro Delmiran (PL) e Marcelo Gurgel (Progressistas); Daniela Prates, representando a deputada estadual Thainara Faria; Therezinha Viviane, prefeita de Américo Brasiliense; Dirceu Pano, ex-prefeito de Américo Brasiliense; o vereador Policial Carmo, de Matão; Major Fumagalli, secretário de Segurança Pública de Ibaté; Comandante Célio Ramos, Guarda Municipal de São Carlos; Amarildo Calegari, Coordenador Regional da Defesa Civil do Estado de SP; Capitão Cássio Koitsi, Comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros; Tenente-Coronel Richard Cerqueira, Polícia Militar; Subtenente Esteves, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra; Dr. Monteiro, Promotor de Justiça, representando o Ministério Público; Coronel Junqueira, Comandante da Polícia Rodoviária; Dra. Clara Alvarenga, Presidente da OAB Araraquara e outras autoridades.