Após indicação das estudantes Emilly Almeida Leal Aluna e Maria Eduarda Lins Fernandes, participantes do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2022, realizado pela Escola do Legislativo (EL), as vias no entorno da Escola Estadual “Vereador Carlos Roberto Marques” ganharam melhorias de mobilidade urbana, com a implantação de lombofaixa, faixa de pedestres, rampas de acesso e reforço da sinalização horizontal e vertical.
O presidente da EL, vereador Guilherme Bianco (PCdoB), explicou que nesta edição do projeto todas as proposituras apresentadas pelos estudantes serão encaminhadas para o Executivo para serem efetivadas, como aconteceu na referida instituição de ensino. “Assim, os jovens entendem de forma mais concreta o papel da participação política”, frisou o parlamentar.
O coordenador de Mobilidade Urbana do Município, Nilson Carneiro, destacou a relevância do PJ. “Ensinar essas crianças o caminho da reivindicação é fundamental. O local realmente tinha pouca sinalização e foi muito importante esse apontamento, pois implantamos a lombofaixa, guia rebaixada e outras sinalizações, além disso, criaremos, ainda essa semana, uma vaga de estacionamento para o ônibus escolar.”
De acordo com as alunas, o tráfego na região escolar já melhorou. “Parou de ter acidente e a velocidade dos carros diminuiu”, afirmou Maria Eduarda. Já Emilly disse: “Gostei muito que o pedido foi atendido, pois nós vimos a preocupação com a nossa escola”.
A professora Rosimeire Berto, que orientou a turma durante o PJ, explicou que o atendimento da demanda foi “muito gratificante, não apenas para os participantes, mas para todos os que viram o resultado”.
A vereadora Fabi Virgílio (PT) foi a madrinha das estudantes durante a Sessão do PJ na Câmara Municipal e descreveu o aprendizado oriundo dessa experiência. “Ficou a certeza de que quanto mais falarmos sobre política, sobre democracia, mais teremos consciência cidadã e pessoas que modificam suas comunidades. Foi um privilégio poder amadrinhar esse projeto.”
Também esteve presente a assistente técnica da EL, Ana Paula Kuwana.