No início de fevereiro, foi aprovada a Lei nº 10.418/2022, a partir da iniciativa do vereador Guilherme Bianco (PCdoB), instituindo o Programa Municipal de Incentivo ao voto a partir dos 16 anos e a Semana Municipal de Conscientização do voto a partir dessa mesma idade.
No Brasil, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos e, em Araraquara, a parcela de votantes caiu 44,6% entre os anos 2016 e 2020.
Pensando nisso e tendo a lei como referência, Bianco, juntamente com a Escola do Legislativo (EL) – da qual o vereador é presidente –, se propôs a ministrar palestras, em diversas escolas de Araraquara, sobre a importância do incentivo ao voto de jovens de 16 anos ou mais.
Na última semana, na segunda-feira (25), o parlamentar conversou com oito turmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); na quinta-feira (28) as palestras foram para turmas do projeto Filhos do Sol, da Prefeitura, no Centro da Juventude; por fim, na sexta-feira (29), o vereador esteve com quatro turmas do colégio Objetivo.
Já nessa semana, na segunda-feira (2) houve palestras no cursinho Geração Near e no Cursinho CUCA Química.
Bianco frisou a importância de defender a democracia, incentivando jovens a votar, especialmente tendo em vista que o prazo para emissão e regularização do título de eleitor encerra-se na próxima quarta-feira (4).