quinta-feira, 21, novembro, 2024

Exposição da FliSol com desenhos de Lauro Monteiro está na FCL-UNESP

Exposição itinerante vai circular pela cidade: ETEC Anna Ferraz (Industrial) e SESI Araraquara estão no itinerário

Mais lido

Uma exposição que homenageia um dos patronos da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol, Ignácio de Loyola Brandão, teve início nesta quinta-feira (14) na biblioteca da FCL – Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara.

A exposição apresenta desenhos do artista Lauro Monteiro, inspirados em textos de obras de Ignácio de Loyola Brandão, sob curadoria da atriz e professora de literatura Silvana Santoro.

A diretora da Biblioteca da UNESP-Araraquara, Sandra Pedro da Silva, conta que a exposição permanece na biblioteca até o próximo dia 29 de setembro, “como parte das atividades de recepção do projeto de divulgação dos cursos de graduação da Faculdade para as escolas de ensino médio de Araraquara e região.”

De acordo com Bernadete Passos, organizadora da FliSol, a exposição é itinerante e irá circular por Araraquara no período do Esquenta FliSol, sendo parte da programação cultural que tem o apoio do Senac Araraquara. “Depois da UNESP, a exposição segue para a Escola Industrial – Escola Técnica Estadual Professora Anna de Oliveira Ferraz de 02 a 14 de outubro e, na sequência, de 23 a 28 de outubro, estará no SESI Araraquara.”

A FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, Sincomércio e Academia Araraquarense de Letras.

Além dos patronos da FliSol, Ignácio de Loyola Brandão e Zé Celso Martinez Corrêa, também é homenageado nesta edição o escritor Mário de Andrade, que dá nome à Biblioteca Municipal de Araraquara e celebra 80 anos neste ano. A programação da FliSol conta com o “educativo” sobre Mário de Andrade, para os professores da cidade, com atividades de incentivo à leitura, iniciadas em junho e que seguem até novembro.

A programação infantil da FliSolzinha terá mesas literárias para crianças, jovens e adultos, além da participação de autores de Araraquara e região e de mesas de debates para adultos com nomes que provoquem o público. Também a participação dos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, com coreografias de Macunaíma, somará ao programa.

Vale destacar que todas as atividades da FliSol são gratuitas. Mais informações sobre o evento poderão ser acompanhadas no site da Prefeitura de Araraquara ou pelas redes sociais da FliSol e pelo site do Instituto Colibri.

A exposição itinerante é gratuita e pode ser conferida na UNESP até o dia 29 de setembro, nos seguintes horários: de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados das 9h às 13h. A Faculdade de Ciências e Letras da UNESP Araraquara está localizada na Rod. Araraquara Jaú, km 1.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias