sexta-feira, 20, setembro, 2024

Feira do 2º Encontro de Tambores: inscrições para afroempreendedores vão até terça (15)

Representantes de empreendimentos afros também podem se inscrever para o evento que ocorrerá no dia 20 de agosto no Parque Infantil

Mais lido

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular (Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais) comunica que estão abertas até terça-feira, 15 de agosto, as inscrições para seleção de afroempreendedores e de empreendimentos afros para a feira que compõe o 2º Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma”, 

que integra a programação do aniversário de 206 anos de Araraquara e acontece de 17 a 20 de agosto.
A feira será realizada no dia 20 de agosto, das 9h às 17h, no Parque Infantil, no Centro. Os selecionados estarão aptos a realizar a exposição e comercialização de produtos e prestação de serviços relacionados às culturas afro, especialmente as culturas de matrizes africanas (candomblés, umbandas, kimbandas, tambores de minas, dentre outras). As inscrições são feitas pelo formulário https://forms.gle/MGrQWHFj4THHXirG6.

Podem participar toda e qualquer pessoa, de qualquer etnia ou raça que comprovadamente exerçam atividades relacionadas ao tema do evento e que possuam documentação válida junto aos órgãos competentes. A preferência é por pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) que queiram vender ou expor produtos e serviços. Para a comercialização de alimentos e bebidas, os inscritos devem estar com o Alvará Municipal e sanitário regularizados.

Serão disponibilizadas vagas para os segmentos de ligados à Cultura e religiosidade de Matriz Africana, como vestuário, editoras, medicina fitoterápica e ancestral, nutrição e alimentação, bebidas, sustentabilidade, artesanato, artes e decoração, acessórios e culinária afrobrasileira. A disponibilização da vaga refere-se apenas ao espaço físico designado à exposição, ou seja, não serão disponibilizadas estruturas para montagem, tais como barracas, mesas ou cadeiras. A coordenadoria apenas delimitará o espaço de 3m² para empreendedores do ramo alimentício e de 2m² para os demais empreendedores.

Os participantes selecionados serão convocados por telefone e e-mail para os procedimentos cabíveis. Para informações e dúvidas, entrar em contato pelo aepir@araraquara.sp.gov.br ou pelos números (16) 3322-8316 e (16) 99626-9466.

O encontro

O 2º Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma” tem uma atividade pré-encontro marcada para a próxima quinta-feira (17), às 19h, no Sesc Araraquara. A abertura oficial acontece no dia seguinte, sexta-feira (18), às 20h, também no Sesc. No sábado (19), às 10h, será realizada a Oficina Ubuntu enquanto Saúde no Palacete das Rosas. No mesmo dia, às 14h, no mesmo local, será apresentada a Oficina Toque de Cânticos Afro, com o Pai Bira de Ogum, do Rio de Janeiro. No domingo (20), a programação conta com um cortejo, com concentração às 8h na Praça do Japão e saída às 9h. Também no domingo, das 9h às 17h, será realizada a Feira Ngoma com Encontro de Tambores no Parque Infantil. Confira abaixo os detalhes da programação.

PROGRAMAÇÃO 2º ENCONTRO DE TAMBORES “ECOS DE NGOMA”

Quinta-feira, 17 de agosto

19h – Atividade pré-Encontro de Tambores Ecos de Ngoma
Local: Sesc Araraquara
Endereço: Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha
Atividades: Ubuntu: pertencimento, manifestações culturais e produção de saúde – Bate-Papo pautado por saberes e ensinagens referendados no legado cultural afro-brasileiro que tece reflexões e experimentações sobre manifestações culturais enquanto espaços produtores de saúde.
Adriana Aragão – Percussionista, vocalista, compositora, arranjadora e pesquisadora da cultura do Candomblé há 30 anos. Em 2004, foi uma das fundadoras do Bloco Afro Ilú Obá De Min. Graduada em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes e pós-graduação em Ciência da Religião pela PUC-SP;
Carla Silva – Terapeuta Ocupacional, Doutora em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e coordenadora da Coordenadoria de Cultura da Pró Reitoria da Extensão da UFSCar;
Mafalda Pequenino – Atriz, apresentadora, diretora, produtora, arte-educadora, escritora, dançarina, pernalta e dirigente cultural brasileira, sendo uma das dirigentes e organizadoras do Bloco Afro Ilu Obá de Min.
Parceria: Sesc Araraquara
Entrada: gratuita

Sexta-feira, 18 de agosto

20h – Abertura do II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma
Local: Sesc Araraquara – Área de Convivência
Endereço: Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha
Atividades: show com Firma o Ponto, Samba de Terreiro  
Formado em 2017 com o objetivo de estruturar um repertório baseado em sambas de terreiro e pontos musicados brasileiros de matriz africana, o Firma o Ponto saúda grandes compositores e intérpretes que tiveram que enfrentar repressões, intolerâncias e censuras para escrever, cantar e tocar essas obras.
Parceria: Sesc Araraquara
Entrada: gratuita

Sábado, 19 de agosto

10h – II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma: Oficina Ubuntu enquanto Saúde
Local: Palacete das Rosas
Endereço: Rua São Bento, 794 – Centro
Atividade: Espaço que enfatiza a sabedoria ancestral presente na gestualidade, no ritmo e na musicalidade de manifestações culturais africanas e afro-brasileiras, dialogando sobre pertença, cuidado e coletividade. Com Mafalda Pequenino e Adriana Aragão do Grupo Ilú.
Parceria: Sesc Araraquara
Inscrições: no local com 30 minutos de antecedência / gratuita

14h – II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma: Oficina Toque de Cânticos Afro com Pai Bira de Ogum (RJ)
Local: Palacete das Rosas
Endereço: Rua São Bento, 794 – Centro

Domingo, 20 de agosto

8h – Cortejo – II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma
Saída do cortejo às 9h
Local da concentração: Praça do Japão
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 70 – Jardim Primavera
Percurso: cortejo segue até o Parque Infantil pela Av. Bento de Abreu.
Entrada: gratuita

9h às 17h – Feira Ngoma com Encontro de Tambores
Local: Parque Infantil
Entrada: gratuita
– Cortejo
– Chegança na praça com o encontro dos tambores
– Maracatu
– Grande roda de capoeira
– Apresentação de Dança EMD
– Xirê
– Gira
– Grande Samba de Roda aberta à participação de todos

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias