Neste sábado (28), a partir das 16h, a Praça do Daae, na Fonte Luminosa, receberá a Feiraxé, feira cultural que encerrará a programação do Congresso Internacional da Cultura Diversidade e Consciência Negra (CONNEGRO), que este ano tem como tema “Novas Epistemes: existências, resistências e criatividades”.
O público que marcar presença acompanhará a apresentação gratuita de Mestre Irá, com um repertório repleto de samba raiz, e de Batuqueiros de Aruanda, grupo que tem o propósito de divulgar as religiões de matrizes africanas.
A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, destacou o objetivo do evento. “A proposta é apoiar os empreendedores que visibilizam as religiões de matrizes africanas através da arte, bem como fomentar o mercado de empreendimentos da cultura afro, desmistificando o preconceito ainda implícito no racismo religioso”, pontuou.
Mãe Sílvyá de Xangô, coordenadora da Renafro Saúde Araraquara e coordenadora do Agrupaxé Unesp Araraquara, também explicou o conceito por trás do evento. “Pensar na construção da FeirAxé foi um pensar de acolhimento, empoderamento e incentivo ao empreendedorismo das mulheres de axé”, comentou.
O encontro é realizado pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) Núcleo Araraquara, grupo das Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA), em parceria com a Prefeitura de Araraquara (por meio do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais de Araraquara, da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e Secretaria Municipal de Cultura e Fundart), Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência e Agrupaxé.