quinta-feira, 22, fevereiro, 2024

Fundo Social lança ação solidária em prol das famílias que tiveram casas atingidas pela chuva

Segundo Cidinha Silva, três famílias perderam tudo e toda doação é bem-vinda

Mais lido

O Fundo Social de Solidariedade de Araraquara realiza uma ação em prol das vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade na última sexta-feira (27). De acordo com a Defesa Civil, foram 49.8mm de chuva em 50 minutos, o que resultou em diversas ocorrências pela cidade. Na Avenida Professor Jorge Corrêa, nas proximidades da região central, parte de uma casa desabou e outras duas, no mesmo terreno, foram interditadas. Não houve vítimas fatais e equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social atenderam rapidamente as famílias, oferecendo os serviços de assistência e acolhimento.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, por meio de uma live em suas redes sociais, lançou uma campanha para que a população ajude essas famílias a se recomporem. “Faço um apelo a toda a sociedade araraquarense. Toda vez que damos um sinal de que estamos precisando de ajuda, o povo de Araraquara tem se mostrado muito solidário e de pronto nos atende. A última grande ação foi em prol do Litoral Norte, por conta daquela tragédia que aconteceu lá. Venho pedir mais uma vez a solidariedade de todos. Dessa vez, é para a nossa cidade. Eu cheguei de uma visita às famílias que perderam tudo durante as chuvas do final de semana. De início, temos que atender três famílias que perderam tudo, inclusive as casas onde moravam”, disse.

Segundo Cidinha, essas famílias serão realocadas, por meio do programa Aluguel Social da Prefeitura, até que consigam reconstruir suas casas. “De imediato, estamos precisando de toda mobília de casas para as três famílias. São tios, primos, filhos, de uma família só, de três casas que foram atingidas. Estamos fazendo o que é do nosso alcance. Estamos levando apoio, levando a Saúde, a Assistência Social, estamos dando alimentos porque eles estão na casa de amigos, e estamos dando produtos de higiene, mas aqui no Fundo Social nós não temos quase nada para atender. Então eu faço um apelo. Quem tem roupa de cama, roupa de homem, roupa de mulher, roupa de criança, por favor, nos ajude a ajudar essas pessoas”, acrescentou.

O ponto de entrega para as doações é o próprio Fundo Social de Solidariedade. “O Fundo Social se tornou o ponto de arrecadação de móveis. Fazemos um apelo a toda a cidade, aos lojistas da nossa cidade. Precisamos de no mínimo três fogões, três geladeiras, televisão, microondas. Eles perderam cama, colchão, guarda-roupa, sofá, mesa, cadeiras. Quem tem sobrando um fogão em casa e pode fazer a doação, por favor nos ajude. Se tem uma televisão a mais, está sobrando, por favor, nos ajude. Você que não tem, mas tem condições ou conhece quem tenha, leve adiante essa campanha para que a sociedade de Araraquara saiba que estamos precisando de ajuda”, destacou.

A presidente do Fundo Social também apontou que uma força-tarefa da Prefeitura está em ação no local. “Tem uma empresa especializada que se comprometeu a fazer a desinfecção de tudo que passou pela casa. A Saúde está indo lá fazer a medicação preventiva porque eles engoliram muita água de enxurrada. Graças a Deus, eles não perderam a vida, mas perderam tudo e têm que recomeçar. As memórias sabemos que não voltam, como fotos e documentos, mas podemos amenizar essa dor, dando condições dignas para essas famílias morarem novamente”, concluiu Cidinha.

O Fundo Social de Solidariedade fica na Rua Imaculada Conceição, 3885, Vila Yamada, e o horário de atendimento é das 7h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3331-5406. As doações também podem ser feitas na Casa dos Conselhos, que fica na Av. Portugal, 583, Centro, e o telefone é (16) 99634-0705.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias