Guerreirinhas Grenás são campeãs do Paulista Sub-17

Com a conquista, a Ferroviária é a única equipe que já ganhou todas as competições femininas realizadas pela FPF

Mais lido

As Guerreirinhas Grenás sub-17 se sagraram campeãs do Paulista da categoria de 2024, após vencer o Corinthians por 2 a 1, no último domingo (24), na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara.

Com mais essa conquista, o futebol feminino da Ferroviária se tornou o primeiro clube do Estado a ganhar todos os títulos de competições femininas realizadas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), da base ao adulto.

Depois de um primeiro tempo sem gols, mesmo com a equipe grená do técnico Anderson Clayton tendo acertado por duas vezes as traves corintianas, na segunda etapa a partida decisiva apresentou um cenário diferente.

As Guerreirinhas conseguiram abrir o placar logo aos quatro minutos, com Gabi Pusch. Pouco depois, aos 12m, ampliou com Pezão e somente aos 31 minutos sofreu o único gol do vice Corinthians, marcado por Helô Camargo.

Vale ressaltar a grande campanha da Locomotiva no Campeonato Paulista Sub-17. Em 11 jogos, as meninas acumularam 9 vitórias, um empate e só uma derrota, marcando 52 gols e sofrendo apenas dois.

A meio-campista afeana Nogueira terminou como artilheira da equipe e da própria competição, com 10 gols marcados, seguida da também afeana Gabi Pusch, com oito gols.

O prefeito Edinho esteve na Arena acompanhando a partida e participou da cerimônia de premiação. Para ele, a Ferroviária tem o maior projeto de futebol feminino do Brasil, com muita preocupação com as categorias de base.

 “Temos uma estrutura diferenciada para o desenvolvimento das atletas. A Ferroviária tem o projeto de futebol feminino mais perene do Brasil. É uma escolha e acreditamos nele. Conseguimos nos manter competitivos e não tenho dúvida que estamos criando uma estrutura para continuarmos com a competitividade por um longo tempo”, defendeu o prefeito. “E essa competitividade começa com as categorias de formação das Guerreiras Grenás. A Ferroviária de Araraquara é mais que um time no futebol feminino. É uma concepção, uma forma de pensar o futebol para as mulheres, de se relacionar com a cidade. É motivo de orgulho ter em Araraquara um projeto de futebol feminino com tanta simbologia”, concluiu Edinho.

Feito inédito

O título da Ferroviária se torna um fato inédito para o futebol feminino de São Paulo, já que a Locomotiva se tornou o primeiro clube a conquistar todos os títulos estaduais do gênero promovidos pela FPF, somando as categorias de base e o time profissional.

Os títulos conquistados pela equipe adulta foram o Campeonato Paulista (2004, 2005 e 2013) e a Copa Paulista (2023). Pela base, o Paulista Sub-15 (2022), o agora Paulista Sub-17 (2024) e o Paulista Sub-20 (2022-2023).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias