segunda-feira, 27, maio, 2024

Hoje e amanhã tem oficina gratuita de Monotipia no Território da Arte de Araraquara

Nesta quarta-feira (15) a atividade será desenvolvida no Sesc Araraquara

Mais lido

Francisco Maringelli é o convidado do 21º Território da Arte de Araraquara para ministrar a oficina “Monotipia: experimentações”. Nesta quarta-feira (15) a atividade será desenvolvida no Sesc Araraquara, às 17 horas; enquanto na quinta-feira (16) a oficina será realizada no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, às 14h30. Os interessados devem se inscrever para a oficina gratuita pelo e-mail: educaterritorio24@gmail.com. São 20 vagas para cada turma.

Rita Michelutti, curadora do Território da Arte, explica que a monotipia é uma técnica de impressão simples, que consiste na reprodução de um desenho ou mancha de cor através da impressão de uma prova única sobre um meio, como por exemplo, o papel. “A prova obtida não é um duplicado fiel do desenho ou mancha original, pois na etapa de impressão, as tintas misturam-se, fazendo surgir efeitos imprevisíveis.”

A oficina pretende contribuir para fomentar a prática e a reflexão sobre as manifestações de caráter gráfico da monotipia, estudando também formas de associar a outras técnicas, com a xilogravura e o estêncil. “Haverá uma ênfase maior na impressão manual, mas, dentro das possibilidades do ateliê também será experimentada a impressão mecânica. As possibilidades de associação entre a monotipia e o estêncil serão testadas na conclusão da oficina”, explica Maringelli.

A parte prática propõe a experimentação com os procedimentos de “campo claro” e de “campo escuro” ambos trabalhados monocromaticamente. A segunda parte será dedicada à monotipia em cores, com as tintas aplicadas com rolos pincéis e espátulas.

Vale destacar que Francisco Maringelli é gravador, xilógrafo e professor. Frequentou curso livre do ateliê de pintura e gravura do Museu Lasar Seqall, entre 1980 e 1981 e graduou-se pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), em 1984, e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU/USP, em 1989. Para conhecer mais seu trabalho, acesse no Instagram: @franciscomaringelli

O 21º Território da Arte de Araraquara é uma realização da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e conta com o apoio do Sesc Araraquara. Toda a programação é gratuita e a exposição das obras da mostra de Artes Visuais pode ser conferida até 08 de junho no Teatro Municipal, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17 horas.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias