segunda-feira, 20, maio, 2024

Lançamento da FliSol terá chorinho nesta sexta-feira (03)

Eloi Brito Quarteto e Junior Barros animam programação que irá divulgar as datas das atividades e também o nome do escritor homenageado nesta edição da festa literária

Mais lido

Música e literatura se unem nesta sexta-feira, 03 de maio, quando será lançada oficialmente a 3ª edição da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol. O evento será realizado na Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé, a partir das 19 horas, com entrada gratuita a todos interessados e contará com o chorinho de Eloi Brito Quarteto e Junior Barros, convidados para animar a festa.

A FliSol, realizada pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, neste lançamento irá divulgar as datas das atividades da programação e também o nome do escritor homenageado nesta edição. Bernadete Passos, realizadora da FliSol e presidente do Instituto Colibri, conta que o lançamento mais uma vez conta com a presença do patrono oficial da festa, o “imortal araraquarense” Ignácio de Loyola Brandão.

Para o lançamento, a programação terá: roda de conversa com as presenças de Ignácio de Loyola Brandão; Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais; Grasiela Lima, coordenadora de Políticas para Mulheres, e também dos integrantes das equipes de curadoria e do Educativo Flisol, além de encerramento com chorinho, integrando música e literatura, com a participação de Eloi Brito Quarteto com o convidado Junior Barros. Ainda, haverá a FeirAfro com participação de expositores variados selecionados por edital.

Eloi Brito Quarteto, junto a Junior Barros, animam a festa com repertório de chorinho. Vale lembrar que Eloi Brito, de Araraquara, iniciou seus estudos de música aos 13 anos de idade com o professor Cleber Rangel (Carrapicho) e seu primeiro instrumento foi o cavaquinho. Com 17 anos começou a tocar bandolim e iniciou os estudos no Conservatório de Tatuí, onde também estudou prática de choro, improvisação e harmonia, ritmos brasileiros e prática de grupo.

Brito há 14 anos é educador musical na Associação de Amigos do Projeto Guri e é uma referência da música popular e instrumental de Araraquara e região, tendo já dividido palco com cantores consagrados como: Arlindo Cruz, Almir Guineto, Cleber Augusto, Monarco, Leci Brandão, Grupo Fundo de Quintal – entre outros.

Programação – Além da música no encerramento deste lançamento, a programação irá divulgar o escritor homenageado nesta edição – o nome foi sugerido pelo patrono da festa, Ignácio de Loyola Brandão.

O homenageado deste ano será tema de parte do Educativo, nas atividades efetuadas com os professores da rede municipal de Educação, ainda neste primeiro semestre. A programação do Educativo também contará com atividades para os alunos da rede no segundo semestre, quando será realizada oficialmente a programação de 07 a 10 de novembro.

Bernadete lembra que as exposições geradas nas duas últimas edições da festa em homenagem a Ignácio e Mário de Andrade irão circular durante a FliSol: a exposição de Mário ficará em circulação local, enquanto a de Ignácio terá uma itinerância regional.

A FliSol 2024 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, SESI -Araraquara, IFSP, ETEC Araraquara, Academia Araraquarense de Letras, além de SICOOB, Drogaven e Coletivo MEA. O lançamento na Casa SP Afro conta com o apoio da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular).

A Casa SP Afro está localizada na Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195, na Vila Xavier.

SERVIÇO:

Lançamento da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol

Atrações: Ignácio de Loyola Brandão + Eloi Brito Quarteto e Junior Barros + FeirAfro

Local: Casa SP Afro Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier)

Data: sexta-feira (03 de maio)

Horário: 19 horas

Grátis

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias