sexta-feira, 22, novembro, 2024

Lar Escola Nossa Senhora das Mercês recebe espetáculo infantil que desperta a criatividade

Com a intenção de provocar a imaginação das crianças com humor, simplicidade e leveza, a Cia. Era Uma apresentou, nesta sexta-feira, o espetáculo “Conto dos Quatro Cantos”

Mais lido

A arte milenar da contação de histórias vem ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento no Brasil e no mundo de hoje. Na última sexta-feira (14), no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês, a Cia. Era Uma apresentou o espetáculo “Conto dos Quatro Cantos”, trazendo ao público adulto e infantil histórias da tradição oral com mais de mil anos de existência.

Na contramão da tecnologia, a Cia. utiliza de singelos elementos cênicos que estimulam a imaginação do espectador, gerando fertilidade para a fantasia e abrindo espaço para que cada um construa, no seu próprio imaginário, o que lhe cabe.

A dramaturgia das atrizes é acompanhada pela trilha sonora tocada ao vivo, e os espectadores poderão conhecer contos tradicionais da Alemanha, do Japão, da Nigéria e do Brasil. “O sentido da história está mais na sensação e na emoção do que no raciocínio, como um poema. Algumas histórias nos enchem de esperança, de humor, de beleza, mesmo sem ter uma moral ou um ensinamento explícito”, conta Manoela Pamplona, atriz e criadora do espetáculo.

A Cia. explica que os contos populares, por trazerem conteúdos simbólicos, atuam profundamente na essência do ser humano. Não existe povo sem seu repertório de histórias tradicionais, e as verdades ocultas nas narrativas da tradição oral atuam como estrelas-guia no caminho de evolução do ser humano.

Não à toa a propaganda e a mídia se aproveitaram de diversas imagens desses contos, geralmente com fins consumistas. O espetáculo Conto dos Quatro Cantos foi criado em 2017 com a intenção de ser um resgate da infância e da memória do mundo, que são as tradições.

O espetáculo é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – Programa Oficinas Culturais Municipais.

Vale destacar que os integrantes do Era Uma iniciaram sua parceria em 2003, em diferentes trabalhos. Como grupo, a Cia se consolidou em 2017, em São Paulo, sendo extremamente bem recebida pelo público.

Em 2019 o grupo teve sua sede transferida para Botucatu e, devido à pandemia e o isolamento social, importantes compromissos como o festival internacional Boca do Céu, foram desmarcados, bem como a intenção de uma turnê pelo interior de São Paulo. A Cia realizou durante 2020 um canal de áudio-histórias e em 2021 uma vídeo-peça, intitulada “De Menina”, premiada pela lei Aldir Blanc.

Para conhecer mais, acesse no Instagram: https://www.instagram.com/era.uma/ .

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias