quinta-feira, 18, abril, 2024

Ludo Educativo auxilia no combate à dengue

O Ludo Educativo possui mais de 80 jogos desenvolvidos ao longo de sua história

Mais lido

Diante do crescente número de casos de dengue registrados no país neste início de 2024, o portal de jogos virtuais Ludo Educativo está relançando o game “Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital” para contribuir com conscientização sobre as medidas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.   

Neste jogo, da série Contra a Dengue a destemida protagonista, Sophia, embarca junto com seus irmãos mais velhos – Renata e Rômulo – para o mundo digital. Nesta aventura o jogador combaterá, além da dengue, o vírus chikungunya e o vírus zika, todos esses transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

Para ter sucesso em sua empreitada, a aventureira Sophia deve encontrar e eliminar todos os focos de dengue, sendo esta a forma mais eficiente de combater o mosquito. Ao longo de sua jornada, a menina será ajudada pelos seus irmãos mais velhos para cobrir pneus velhos, guardar devidamente o lixo e colocar areia nos pratos de vasos de plantas. Na jornada, a cada nova visita ao mundo digital, a configuração do jogo muda, garantindo ao jogador o desafio que se renova constantemente, possibilitando desafios variados e horas de entretenimento educativo. O jogo pode ser acessado pelo link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/contra-dengue-3

Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que desenvolve jogos educativos e os disponibiliza gratuitamente na internet. São games sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

Trata-se de um dos projetos de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conduzido em parceria com a Aptor Software, spin-off (gerida no CDMF).

Recentemente, o Ludo Educativo ultrapassou recentemente a marca de 20 milhões de visualizações – contabilizadas desde o dia 4 de agosto de 2010, quando foi lançado o novo site. Além de jogos educativos, o portal oferece atividades impressas e uma plataforma para ajudar os estudantes do ensino fundamental e médio a entender e fixar de forma lúdica conteúdos de diversas áreas do conhecimento ensinados em sala de aula.

Embora a maioria dos usuários da plataforma seja de brasileiros, também foram registrados acessos de mais de 180 países, sendo que Portugal está na segunda colocação, seguido pelos Estados Unidos. As seis cidades brasileiras que mais utilizam o portal são, respectivamente: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Porto Alegre.

O Ludo Educativo possui mais de 80 jogos desenvolvidos ao longo de sua história. Atualmente, cerca de 50 estão acessíveis ao público. Os mais antigos estão em processo de adaptação para se tornarem compatíveis com os navegadores atuais.

Os jogos são divididos por série/ano. Há ainda atividades para pintura e desenho, além do Ludo Escola – área em que os professores podem organizar cursos por sala e acompanhar o progresso dos alunos, criando avaliações on-line.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias