domingo, 25, fevereiro, 2024

Novembro Negro tem sequência com Prêmio Zumbi dos Palmares e Prêmio Dr. Laphayette Alves

Solenidade de entrega acontece nesta sexta-feira (24) na Câmara Municipal de Araraquara

Mais lido

Nesta sexta-feira (24), às 19h, será realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Araraquara, onde será feita a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares e do Prêmio Dr. Laphayette Alves. A entrada é gratuita para o público.

Definido pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), o Prêmio Zumbi dos Palmares, instituído em 2004, tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades que lutam pela defesa dos direitos dos negros e negras e pelo combate ao racismo e preconceito étnico-racial, além de incentivar ações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial.

Nesta 20ª edição, o prêmio foi dedicado à Luciana Maria Dionísio, goleira da Ferroviária. Na equipe de Araraquara desde 2013, Luciana já foi considerada a melhor goleira do Brasileirão em 2021. Nascida em Belo Horizonte-MG, conquistou também os títulos do Campeonato Paulista (em 2013), Copa do Brasil (2014), Brasileirão (2014 e 2019) e da Libertadores da América (2020). Também conquistou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2015 com a Seleção Brasileira. Pelo seu histórico de conquistas, Luciana é considerada pela torcida o maior símbolo da luta e das glórias das Guerreiras Grenás.

Já o 2º Prêmio Laphayette Alves, indicado pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Araraquara em referência à valorização e reconhecimento do trabalho de profissionais negros que exercem a advocacia na cidade, homenageou a Drª Rosimeire Motta. Filha de Dercy Motta e Dirce Barboza Motta, Rosimeire Motta é casada com Osvaldino Machado. É formada em Direito pela Universidade de Araraquara (Uniara) com pós-graduação em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Anhanguera. Advogada, atua nas áreas cível, trabalhista e previdenciária. Também recebeu o Prêmio “Doutora Rita de Cássia Ferreira” na edição de 2022, em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino Caribenha e Tereza de Benguela, que homenageou dez mulheres negras de destaque em Araraquara.
A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, falou sobre a importância da cidade reconhecer o valor das duas mulheres homenageadas. “O Prêmio Zumbi é um reconhecimento importantíssimo, onde a cidade de Araraquara, por meio de instituições e com a chancela do Comcedir, referenda aqueles que contribuem para uma sociedade mais justa e de oportunidades iguais. Ter a Luciana como homenageada deste ano é uma grande alegria, pois é também uma oportunidade de agradecermos por toda superação em sua história de vida e por toda contribuição para nossa querida Ferroviária. E a Dra Rosimeire Motta vem com o Prêmio Dr. Laphaietthy Alves demarcar o papel da mulher negra na advocacia e a importância de ocupar esses espaços. São duas mulheres que protagonizarão uma linda cerimônia”, comentou.

A atividade integra a programação do Novembro Negro em Araraquara, promovida pela Prefeitura através da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais. Com o tema “Até onde vai o seu racismo?”, a campanha deste ano tem o objetivo de despertar para reflexão e envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.

A programação do “Novembro Negro” em Araraquara vai até o dia 2 de dezembro com uma ampla agenda de atividades. O destaque da programação foi a visita da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que participou, na última terça-feira (14), da inauguração do Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente”, obra que foi uma demanda eleita como prioridade na Plenária da População Negra do Orçamento Participativo. Confira abaixo as próximas atrações da programação:

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO NEGRO 2023
Tema: Até onde vai o seu racismo?

24 de novembro


19h – Prêmio Zumbi dos Palmares
Homenageada: Luciana, goleira da Ferroviária

Prêmio Dr. Laphayette Alves – OAB
Drª Rosimeire Motta
Local: Câmara Municipal

25 de novembro

14h às 18h – Ciclo de Formação Aquilombamento Aqualtune: Ancestralidade, Cidadania, Diversidade, Educação e Equidade
Realização: Aquilombamento Aqualtune
Local: Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva – Bogé

26 de novembro

16h – Show: Chega Pra Sambar
Tradicional Grupo de Ribeirão Preto apresenta sucessos de Fundo de quintal, Zeca Pagodinho, Raça Negra, Almir Guineto, Dudu Nobre e Jorge Aragão
Local: Área de Convivência do Sesc

29 de novembro

Letramento Racial em Mineiros de Tietê

30 de novembro


Agenda Externa – 09h30 – Lançamento do Livro: A história Comprovada Mandatos: Dep. Leci Brandão, Marcia Lia e Thainara Farias
Local: Alesp

1º de dezembro

19h – Título de Honra ao Mérito: Carlos Alberto do Amaral
Iniciativa: Vereador João Clemente
Local: Câmara Municipal

2 de dezembro

Encerramento da Programação
A partir das 17h30
Dia do Samba – Papai Noel Negro – Luzes de Natal e Abertura da Semana de Direitos Humanos com a Feira das Nações
Praça do Daae

Mais informações em www.araraquara.sp.gov.br

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias