sexta-feira, 22, novembro, 2024

“Ocupação Itinero Grapho”: Território da Arte tem atividade no Sesc Araraquara

A oficina propicia a construção do suporte-livro, disponibilizando um conjunto de matrizes com imagens das personagens e elementos da história de “Macunaíma”, de Mário de Andrade

Mais lido

OSesc Araraquara nesta semana (31 de maio e 01, 02 e 03 de junho) recebe a oficina “Ocupação Itinero Grapho: livro de artista”, direcionada a professores e artistas de artes visuais. Este projeto educativo de expansão gráfica faz parte da programação educativa do Território da Arte de Araraquara e tem a intenção de oferecer um espaço de criatividade e levar para diferentes lugares um ateliê e galeria rodantes.

A ideia nasceu do desejo de unir duas paixões: viagens e práticas artísticas, onde a necessidade quase visceral de conhecer novos lugares, pessoas e culturas, juntou-se à satisfação de desenvolver trabalhos autorais e levar um pouco da linguagem gráfica para espaços que não possuem estrutura específica.

Do desejo surgiram as necessidades e um questionamento: como criar condições estruturais que abarcassem as duas vertentes? Desta premissa deflagrou a ideia de transformar um veículo automotivo, uma Kombi, numa galeria e ateliê rodantes, cujo espaço interno (adaptado) suporta uma estrutura apropriada para promover oficinas de criatividade, assim como produzir e exibir trabalhos gráficos.

A Kombi adaptada possui equipamentos, ferramentas e estrutura para a criação de gravuras e livros de artista onde os participantes conhecem os princípios básicos da encadernação manual e impressões em relevo (manual e mecânica).

A oficina propicia a construção do suporte-livro de tamanho padrão, 14 x 9 cm; disponibiliza um conjunto de matrizes com imagens das personagens e elementos característicos da história de “Macunaíma”, de Mário de Andrade e apresenta alguns procedimentos técnicos. Assim, fica à disposição dos participantes um conjunto de matrizes em linóleo com imagens que remete a obra “Macunaíma”; carimbos tipográficos; e materiais de desenho para a criação de uma narrativa visual.

Nesta edição, o 19º Território da Arte de Araraquara apresenta como tema “À Procura da Muyrakytã”, a fim de comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna e propondo um mergulho no universo gráfico e estético inspirado da obra Macunaíma, cujo berço é Araraquara.

A programação do Território da Arte de Araraquara – realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura, e com apoio do Sesc Araraquara – é gratuita.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias