quarta-feira, 17, julho, 2024

Para reformas e ampliações, UPAs têm mudanças nos atendimentos; fique atento

Atendimentos pediátricos 24h estão sendo realizados na UPA Central e no posto de saúde Valle Verde; e os atendimentos de adultos, na UR do Melhado e na UPA Valle Verde

Mais lido

As 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Araraquara – Vila Xavier, Central e Valle Verde, estão recebendo melhorias na estrutura física para aprimorar cada vez mais o serviço prestado à população. Por isso, para a execução das obras, alguns serviços tiveram que ser remanejados, exigindo atenção e compreensão dos usuários.  

Os atendimentos de adultos 24h estão sendo realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado, localizada na Av. Eitor Bim, Vila Suconasa, antigo PS do Melhado, e na UPA Valle Verde. Já os atendimentos pediátricos 24h estão sendo realizados na UPA Central e no posto de saúde do Valle Verde (ao lado da UPA do bairro).

As reformas e ampliações das 3 UPAS, que contarão com um investimento de R$ 6,9 milhões, fazem parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, sendo seis delas eleitas no Orçamento Participativo. A assinatura da Ordem de Serviço para início das 3 obras fez parte da agenda do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Araraquara, no último dia 24 de maio

Para que as reformas e ampliações necessárias possam ser feitas, garantindo a manutenção do atendimento 24 horas de qualidade e cumprindo aos prazos legais do convênio firmado com o Governo Federal, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, traçou um plano de contingência, remanejando os serviços prestados, com o objetivo de atender as demandas das unidades durante o período de obras, cuja previsão é de até 120 dias.

UPA da Vila Xavier

A UPA da Vila Xavier foi totalmente desativada e todos os serviços prestados na unidade foram transferidos para a Unidade de Retaguarda do Melhado, que recebeu toda a estrutura física e estrutura clínica necessária para o atendimento da demanda.

O serviço do transporte público coletivo na região da Unidade de Retaguarda do Melhado tem cobertura das linhas São Jose/Santa Angelina e também Melhado/Tamoio.

UPA Central

A UPA Central foi parcialmente desativada.

Os atendimentos de adultos foram transferidos para a Unidade de Retaguarda do Melhado, mas todos os atendimentos pediátricos continuam sendo oferecidos normalmente. 

Já os atendimentos odontológicos realizados na UPA Central passaram a ser prestados no CEO-Araraquara (Centro de Especialidades Odontológicas “Prof. Dr. Raphael Lia Rolfsen”), localizado na Rua Amazonas, 760, Vila Xavier, nos horários habituais, que é de segunda a sexta-feira, das 18h às 00h00 e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 00h00.

A UPA Central é atendida pela linha Biagioni do transporte público coletivo.

UPA Valle Verde

A UPA Valle Verde também foi parcialmente desativada.

O atendimento pediátrico foi transferido para a Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Ednan Theodoro Nogueira”, que funciona ao lado da UPA. O atendimento de adultos continuará sendo feito normalmente.

A Upa Valle Verde é atendida pela linha Valle Verde/Via Roxo do transporte público coletivo.

À medida em que as obras avançarem, outros remanejamentos poderão ser adotados e amplamente divulgados, sempre tendo como foco a garantia da prestação de serviços de qualidade à população.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias