Desde a ordem de serviço autorizada pelo prefeito Edinho, em fevereiro deste ano, a reforma no prédio centenário, que abriga a Casa da Cultura no Centro de Araraquara, prossegue em ritmo forte e nesta segunda quinzena de agosto está com novo telhado cerâmico. Também o antigo ripamento de suporte da cobertura foi retirado e um novo madeiramento foi instalado com padrão para telhas romanas.
Outra frente de trabalho atua no revestimento de pisos azulejos dos sanitários do piso inferior. Além da nova cobertura a remodelação no prédio principal contempla a substituição do assoalho e forro de madeira com aplicação de verniz antichamas, reforma dos sanitários do térreo, substituição dos pisos do arquivo histórico, substituição e adequação das instalações elétricas e implantação do sistema de combate a incêndio.
E no Teatro Wallace — situado em imóvel anexo e com entrada pela Avenida Espanha —, os profissionais da construção civil da empresa JSO retiraram totalmente a antiga cobertura, o assoalho de madeira do palco e o reboco das paredes. Agora, são construídos sanitários feminino, masculino e para pessoas com mobilidade reduzida, aplicação de novo reboco e adequações nos camarins.
As obras atendem proposta da população em Plenária da Cidade do Orçamento Participativo. O investimento será de R$ 3.114.156,03, em recursos do Governo do Estado articulados pela vereadora Fabi Virgílio (PT). Será a primeira grande reforma no prédio histórico, que foi construído em 1914 e chegará aos 110 anos em 2024.