Uma caminhada, partindo do Parque Infantil, seguida de ato público em frente ao Paço Municipal, marcou, na manhã de domingo (31), a abertura da Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Uma série de atividades, incluindo apresentação de coral, tribuna popular, palestras, roda de conversa, curso temático e filme, será realizada durante esta semana, até 7 de abril, para marcar o 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
As atividades acontecem por meio da Assessoria Especial Políticas para pessoas com Deficiência, vinculada à Coordenadoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, em parceria com a Câmara Municipal, por meio do mandato do vereador Roger Mendes, e apoio da AAEE (Associação de Atendimento Educacional Especializado), Ampara (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara), Gapaa (Grupo de Apoio aos Pais de Autistas de Araraquara), Mães Guerreiras e Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Diretos das Pessoas com Deficiências).
O objetivo é conscientizar e informar a população sobre o que é o autismo e como lidar com essa condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, as atividades devem contribuir para o reconhecimento e a valorização das pessoas autistas.
“Não existe doença pior que o preconceito. O preconceito é a doença que precisamos vencer e só faremos isso com políticas públicas que possam promover a inclusão das crianças com autismo. A luta é longa e será menos difícil com a união de todos nós. Vamos colocar a criança com autismo em primeiro plano”, declarou o prefeito durante o ato, enfatizando que, nesta terça-feira (2), será inaugurado o Núcleo de Atendimento Especializado ao Autismo, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Araraquara.
Além disso, Edinho destacou a implantação do Centro de Referência Municipal Especializado no Atendimento de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que vai funcionar no Jardim Dom Pedro I, em imóvel ao lado do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”. A construção desse serviço especializado atende demanda apresentada por familiares e entidades que trabalham com pessoas com autismo, acompanhada desde o início pelo vereador Roger Mendes, que também falou aos presentes no ato, em frente à Prefeitura. Assim com o vereador, Elisa Santos, Assessoria Especial Políticas para pessoas com Deficiência, e Karina Maia, presidente presidente da Ampara, ressaltaram a importância da conscientização sobre o autismo para o fim do preconceito que tanto prejudica as crianças.
Ao final, todos soltaram balões azuis para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2007. A data é simbolizada pela cor azul, pois o autismo é mais comum em meninos.
As ações da Prefeitura durante esta também englobam a distribuição de panfleto informativos sobre o autismo, elaborado pela Secretaria Municipal de Comunicação, que também se engajou em uma campanha educativa nas redes sociais, chamada “Histórias de Vitórias”.
A campanha quer ouvir as histórias de conquistas de crianças autistas, contadas por mães, pais, familiares, amigos, cuidadores ou profissionais da área. Para isso, basta mandar um vídeo para a Prefeitura, através das redes sociais. Saiba mais sobre a campanha:https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/videos/312351882761075/