quinta-feira, 4, julho, 2024

Prefeitura amplia abrangência do programa “Internet para Todos”

Projeto prevê mais 20 pontos de acesso até meados do ano que vem, além dos 57 já em funcionamento. Cadastro também está sendo facilitado no ‘Prefeitura nos Bairros’

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A Prefeitura de Araraquara está ampliando a abrangência do programa municipal “Internet para Todos”, que tem o propósito de levar internet gratuita à população. O objetivo é expandir o serviço para mais 20 novos pontos de acesso até meados do ano que vem, além dos 57 já em funcionamento na cidade, e também facilitar o cadastro de munícipes para aumentar o número de usuários em mais bairros e localidades, promover a democratização da informação e a inclusão digital no município.

A expansão do serviço já vem sendo feito nos últimos anos; em 2019, eram 10 pontos de acesso. No momento, o programa funciona com 57 pontos e cobertura tanto na área urbana como na área rural, que inclui o distrito de Bueno de Andrada e os assentamentos, a uma velocidade de 4 megabits por segundo. Deste total de pontos de acesso, por exemplo, 10 estão distribuídos em praças e outros 11 em pontos de ônibus e no Terminal Central de Integração.

Desde o início do programa, a cidade conta com mais de 13.400 pessoas cadastradas e uma média de 65 munícipes conectados simultaneamente por hora, o que equivale a menos de 5% da capacidade de conectados simultaneamente, levando em conta todos os pontos de acesso.

Para ampliar esse total de usuários, houve alteração no sistema de cadastro para agilizar a liberação da senha e do login. E já a partir desta terça-feira (9), junto aos atendimentos sociais oferecidos no programa Prefeitura nos Bairros, estão sendo realizados novos cadastros para habilitação imediata de munícipes interessados. Nesta semana, até dia 19 de maio, na sua fase 4, o programa Prefeitura nos Bairros está na região do Melhado, Jardim Martinez e Yolanda Ópice, com plantão de atendimento social das 08h30 às 13h30, no CER José Pizani, na Rua Domingos Paulo Real, 347, no Yolanda Ópice.

Como usar o serviço

A distribuição da internet gratuita é feita por Wi-Fi, ou seja, a rede sem fio. Para ter acesso à internet através dessa rede, o computador do munícipe ou outro dispositivo precisa estar dentro da área de abrangência do sinal.

Estando dentro da área de abrangência, é preciso procurar pelos nomes de rede (SSID) que comece com: INTERNET_PARA_TODOS ou CONECTA_ARARAQUARA, no programa ou app do dispositivo de rede sem fio Wi-fi. Esta é uma rede aberta, com a autenticação em uma página com a foto da cidade e o brasão do Município.  

O acesso deverá ser efetuado utilizando um login e senha, liberado após o cadastro, para possibilitar a navegação pela internet.

No entanto, antes mesmo do cadastro, sem o login e sem a senha, o munícipe já consegue acessar conteúdo dos serviços públicos municipais da Prefeitura, Câmara Municipal e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE).

Não há restrição quanto ao tipo de equipamento a ser utilizado, exceto que ele possua acesso à internet sem fio e esteja dentro do raio de alcance do sinal emitido da rede, mas, no caso de acesso na residência, é recomendável a instalação de antena wireless externa para uma melhor recepção.

É importante destacar que a Prefeitura não faz nenhum tipo de instalação no endereço físico do munícipe, ela só se responsabiliza pela manutenção dos equipamentos necessários na distribuição do sinal WIFI.

Para receber o sinal da rede “Internet Para Todos” em casa, é preciso ter um equipamento com o dispositivo de recepção para rede sem fios (Wireless) e antena externa. Na falta de um receptor instalado de fábrica, é possível comprar adaptadores e antenas nas lojas de informática ou especializadas no ramo. Também é importante verificar a procedência dos equipamentos, que devem ser homologados pela Anatel.

Requisitos necessários

Para utilizar o serviço, são necessários alguns requisitos: ser maior de 18 anos e estar residindo ou estabelecido em Araraquara; tomar ciência do Termo de Adesão e preencher e apresentar o Formulário de Adesão e apresentar um endereço de e-mail válido.

No caso de pessoa física, é necessário também apresentar as cópias de seus documentos pessoais: RG, CPF ou CNH e um comprovante de endereço (sendo aceito água ou luz ou telefone ou carnê de IPTU).

E pessoa jurídica deverá apresentar os documentos da sua empresa (CNPJ, cópia do registro comercial, no caso de empresa individual; do ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores; da inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício); além da cópia do comprovante de endereço (sendo aceito água ou luz ou telefone ou carnê de IPTU).

Como fazer o cadastro

1º Passo – Tome ciência do Termo de Adesão e do Formulário através do site da Prefeitura (https://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal/ipt/), onde você também pode preencher o Formulário de Adesão e realizar todos o processo de cadastramento, ou de forma presencial, comparecendo pessoalmente no Paço Municipal.

2º Passo – Na forma presencial, você apresentará fisicamente o formulário de adesão e os documentos comprobatórios. Já na modalidade online ou digital, pode ser remetido pelo próprio site, onde será solicitado a anexação dos documentos comprobatórios, além de um autorretrato com o documento pessoal com o lado da foto do mesmo.

Esses mesmos procedimentos devem ser feitos para o envio por e-mail (internetparatodos@araraquara.sp.gov.br) com o assunto “Documentos Para Cadastro Internet Gratuita” ou ainda pelo WhatsApp (16) 3301-5149. Este autorretrato na modalidade digital serve para comprovação que de fato você é a pessoa que está requerendo o cadastro. O prazo para liberação permanece o mesmo para estas modalidades.

3º Passo – Estando todos os dados e documentos corretos, o login de acesso será liberado no prazo de até 48 horas úteis. E o munícipe receberá a confirmação no e-mail cadastrado com os dados (nome de usuário e senha) para autenticação na rede de acesso do “Internet para Todos” e uma mensagem no WhatsApp do departamento técnico informando a situação do cadastro. Vale ressaltar ainda que não há mais limite de cadastro por residência, exceto as condições de requisitos informados anteriormente.

Canais de atendimento

O contato com o “Internet para Iodos” pode ser feito pelos telefones (16) 3301-5149, 3301-5295 e 3301-5017; pelo WhatsApp (16) 3301-5149; pelo e-mail internetparatodos@araraquara.sp.gov.br

Todas as informações sobre pontos de acesso, equipamentos, orientações e esclarecimento de dúvidas frequentes também podem ser encontradas no link https://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal/ipt

Redação

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