quinta-feira, 18, abril, 2024

Prefeitura e Sebrae realizarão encontro com imigrantes sobre empreendedorismo

Objetivo é prestar orientações sobre início e formalização de negócios com foco na geração de renda

Mais lido

Na próxima quarta-feira (21), às 19h, no Sebrae Araraquara, será realizado o “Encontro com imigrantes sobre Empreendedorismo”, com o objetivo de prestar orientações sobre início e formalização de negócios com foco na geração de renda e na realização da Feira das Nações, evento que reunirá opções gastronômicas de vários países e que será realizada mensalmente na Praça do Daae.

A ação, realizada em parceria com o Sebrae, é promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária e Sala do Empreendedor/Sebrae Aqui (Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo), Coordenadoria de Direitos Humanos (Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular) e Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Secretaria de Saúde).

O público-alvo é composto por imigrantes cadastrados pela Prefeitura. Serão fornecidas informações sobre cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), orientações sobre ambulantes de alimentação com a Sala do Empreendedor e da Vigilância Sanitária, e orientações sobre as Feiras de Economia Criativa com a Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária.

A coordenadora executiva do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, destaca o intuito dessa iniciativa. “A edição da Feira das Nações em dezembro de 2023 na Praça do Daae foi um grande sucesso, gerando oportunidade de trabalho e renda aos imigrantes que hoje residem em Araraquara e proporcionando aos cidadãos conhecerem a culinária típica de outros países e outros povos. Esse intercâmbio cultural enriquece nossa cidade e impulsiona novas experiências de cultura e lazer. Nesse sentido, estamos realizando em parceria com secretarias e Sebrae uma campanha para regularização desses empreendedores com o intuito de tornar essa feira um evento permanente”, explicou.
A coordenadora de Direitos Humanos, Renata Fattah, também ressaltou a importância do evento. “O encontro tem como propósito reunir imigrantes de diversas nacionalidades do nosso município para uma troca de ideias e orientações de como funciona o empreendedorismo no Brasil. Nosso objetivo é a construção da Feira das Nações, mas além disso é reforçar e incentivar que os próprios imigrantes construam laços e rede de apoio entre eles, já que muitas vezes os desafios e oportunidades que enfrentam são parecidos. Importante ressaltar que o empreendedorismo, por muitas vezes, é a principal ou a única fonte de renda das pessoas imigrantes que residem em nosso município, tornando esse suporte fundamental para promoção da autonomia financeira dessa população”, salientou.

O Sebrae Araraquara fica na Av. Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 2903, Vila Ferroviária.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias