Entre os dias 30 janeiro e 2 de fevereiro, a Prefeitura de Araraquara realizará uma ação para entregar o Endereçamento Rural Digital (ERD) aos produtores rurais do Assentamento Bela Vista do Chibarro e propriedades circunvizinhas. A atividade acontece na escola Hermínio Pagotto, das 8h30 às 12h, sob coordenação da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Também participam da iniciativa a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e a Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais.
O ERD funciona como um CEP rural personalizado, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. Ele é obtido através do Plus Code, uma tecnologia desenvolvida pelo Google para facilitar a localização de um ponto por meio de um código gerado pela própria plataforma. Os códigos são baseados em latitude e longitude e contam sempre com uma sequência alfanumérica de 10 a 11 números.
“A iniciativa proporcionará melhor qualidade de vida para produtores e moradores de áreas rurais, por facilitar o acesso às propriedades e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas de e-commerce e outros, pois o morador da zona rural tem muita dificuldade para explicar com exatidão o endereço de sua propriedade”, explica o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araraquara, Damiano Neto.
Com o ERD, o cidadão do meio rural poderá inserir ou fornecer os códigos alfanuméricos correspondentes ao seu endereço nos aplicativos de geolocalização, como o Google Maps e o Waze, e uma rota será traçada mostrando o caminho a ser percorrido até chegar à propriedade.
O Endereçamento Rural Digital é fruto do convênio Rotas Rurais celebrado entre o Município e o Governo do Estado de São Paulo. Em setembro de 2022, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araraquara recebeu da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo o mapa e as informações digitais das propriedades rurais do município.
“Esse programa leva cidadania ao campo com um grande ganho social através do estabelecimento de mapas, rotas e localização das propriedades”, ressalta Damiano.