Programa que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto da população, o “Prefeitura nos Bairros” entra na última semana de sua Fase 1, que desde o dia 28 de fevereiro atua na Região do Parque Residencial São Paulo. Até a próxima sexta-feira (24), as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região que envolve ainda os bairros Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.
O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.
Além disso, o “Prefeitura nos Bairros” conta com o chamado plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, ações educativas, dentre outros. Também até o dia 24, o atendimento social é oferecido no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Júnior, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30. À princípio, essa primeira fase seria realizada até o dia 17 de março, porém a atuação nessa região foi estendida até o dia 24.
O “Prefeitura nos Bairros” é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular.