sábado, 15, junho, 2024

Prevenção do suicídio será debatida em Audiência Pública na Câmara

Evento é aberto à população e contará com a participação de profissionais da saúde, gestores municipais e familiares de vítimas de suicídio

Mais lido

Na quinta-feira (23), a partir das 19h, o Plenário da Câmara recebe a Audiência Pública com o tema “Precisamos falar sobre suicídio”. O evento, que será transmitido ao vivo pelo canal 17 da Net/Claro, YouTube e Facebook, é uma iniciativa da vereadora Luna Meyer (MDB) e visa a debater, abordar a prevenção do suicídio e sugerir ações necessárias para enfrentar este grave problema na sociedade.

De acordo com uma publicação do Ministério da Saúde, baseada em estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas cometem suicídio em todo o planeta anualmente e, no Brasil, essa é uma das principais causas de mortes no país.

Em Araraquara, a situação não é diferente: quatro ocorrências foram registradas no mês de março, o que, na opinião de Luna, justificaria a “importância de discutir abertamente sobre a prevenção do suicídio e as medidas de apoio disponíveis, envolvendo a participação ativa da comunidade e do Poder Executivo”.

Entre os assuntos que devem ser abordados durante o encontro, estão a eficácia das grades de proteção instaladas nos pontilhões que cruzam a Via Expressa, alternativas que garantam a segurança da população nessas áreas e outros mais.

Foram convidados a comparecer à audiência a secretária da Saúde, Eliana Honain; gestores dos aparelhos do Executivo que lidam diretamente com saúde mental; especialistas em saúde mental e prevenção ao suicídio; familiares de vítimas de suicídio, para compartilharem suas experiências e sugestões de políticas públicas eficazes; e representantes dos cursos de psicologia da Universidade Paulista (Unip) e da Universidade de Araraquara (Uniara).

A população em geral também poderá participar do debate, presencial ou virtualmente, registrando suas perguntas durante a Audiência Pública no Facebook e YouTube da Câmara. As mensagens devem estar relacionadas à discussão em pauta e serão encaminhadas à presidência dos trabalhos.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias