segunda-feira, 27, maio, 2024

Professora da UFSCar ganha prêmio de sociedades de química do Brasil e dos EUA

Lucia Mascaro é diretora de pesquisa do CDMF

Mais lido

A pesquisadora Lucia Mascaro ganhou o Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, oferecido pela American Chemistry Society (ACS) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), na categoria Liderança na Academia. Mascaro é diretora de pesquisa no CDMF, membro do CINE (Centro de Invocação em Novas Energias) e professora do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos.

O comunicado da ACS destaca que a pesquisadora tem histórico estabelecido na academia e contribuição de impacto social e global na pesquisa científica em química, além de exercer cargos de liderança em várias sociedades químicas e coordenar projetos sobre energia e sustentabilidade financiados por diferentes agências. O texto menciona ainda seu papel como editora do periódico Química Nova e sua especialização em química física, com foco em eletroquímica, produção de hidrogênio, eletrodeposição de ligas metálicas e semicondutores e corrosão.

O prêmio será entregue no dia 25 de maio, na 47a Reunião Anual da SBQ.

CDMF

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias