segunda-feira, 20, maio, 2024

Rede pública soma quase 13.6 mil exames oftalmológicos por mês no Serviço de Oftalmologia da Santa Casa

Balanço aponta, mensalmente, 750 primeiras consultas, 2.845 consultas com subespecialistas e 195 cirurgias. Somente no último ano, foram 63 transplantes de córnea

Mais lido

O Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Araraquara, serviço que presta atendimento oftalmológico aos pacientes do SUS encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e outros 23 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS III – Araraquara), contabilizou, somente nos últimos 12 meses, a realização de mais de 162.866 exames oftalmológicos e 2.346 cirurgias, além de quase 8.994 primeiras consultas que resultaram em mais de 34.144 retornos a subespecialidades. Estes números representam uma média de quase 13.6 mil exames por mês, além de 750 primeiras consultas, 2.845 retornos a subespecialistas e 195 cirurgias mensais, tanto em caráter de urgência, quanto eletivos.

Também atendendo os 24 municípios, foram realizados 63 transplantes de córnea no hospital, que é o único na região credenciado para transplantes.

É o que aponta o balanço divulgado nesta quinta-feira (18), pela Secretaria Municipal de Saúde, referente a todos os atendimentos registrados entre março de 2023 e março de 2024 no Serviço de Oftalmologia da Santa Casa.

Também dentro desse período, entre julho e setembro de 2023, foram atendidos mais 3.305 pacientes somente no mutirão noturno realizado para atendimento da fila de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). E, mais recentemente, no mutirão que está em andamento, por meio do programa Saúde Cidadã, cujo objetivo é zerar a fila represada por conta do período da pandemia, já foram atendidos na Santa Casa, em 4 semanas, 1.816 pacientes que aguardavam refração nas UBSs.

Os principais exames oftalmológicos realizados no Serviço de Oftalmologia são tonometria, fundoscopia, mapeamento de retina, retinografia colorida e fluorescente, topografia de córnea, fotocoagulação a laser, capsulotomia e campimetria, entre outros. Já os procedimentos cirúrgicos englobam, entre outros, cirurgias de catarata, implante intra estromal, vitrectomias, transplantes de córnea, trabeculectomia, estrabismo, oculoplástica e pterígios.

Com o atendimento dos municípios da DRS III no Serviço de Oftalmologia da Santa Casa, toda a região conta com cirurgias de maior complexidade, incluindo os transplantes de córneas. Assim como a absorção dos demais casos aumentou consideravelmente no último ano, diminuindo, dessa forma, as demandas reprimidas de todos os 24 municípios.

Os pacientes de Araraquara chegam ao Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Araraquara encaminhados pela UBS de referência. Os agendamentos são realizados pelas Secretarias de Saúde dos municípios atendidos.

Já em casos de emergência, os encaminhamentos são feitos via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). O serviço de urgência e emergência atende toda a região, 24 horas, com plantão inclusive aos fins de semana e feriados.

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias