sexta-feira, 22, novembro, 2024

Revelação da natação, Marcela Martinez acende a pira olímpica do Jocoara

A abertura dos Jogos Colegiais de Araraquara (Jocoara) ocorreu nesta sexta-feira (26), no Ginásio de Esportes Castello Branco, o Gigantão

Mais lido

Araraquarense Marcela Martinez, de 12 anos, campeã regional e do Sudeste nas provas de 200 metros medley, acendeu a pira olímpica acompanhada pelos alunos Lucas Gomes, da Emef Henrique Scabello, e Ana Laura Jardim Viana, da Emef Olga Ferreira Campos, nesta sexta-feira (26), na abertura dos Jogos Colegiais de Araraquara (Jocoara) em solenidade no Ginásio de Esportes Castello Branco, o Gigantão. A competição que reúne jovens da rede pública e privada retorna na 20ª edição, após paralisação devido a pandemia de Covid-19.

As equipes de ginástica artística, ginástica rítmica e coreográfica se apresentaram antes do desfile das delegações do COC, Colégio Natureza, Colégio Objetivo, Pablo Neruda e das escolas municipais Gilda Rocha de Mello e Souza, Henrique Scabello, Hermínio Pagotto, Olga Ferreira Campos, Rafael de Medina e Waldemar Saffiotti.

Após o Hino Nacional, a aluna Maísa Jardim Correia, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rafael Medina realizou o juramento olímpico com emoção dos participantes.

“Promover o esporte no ambiente escolar é promover a saúde física e mental. É incentivar a confraternização, a tolerância, o diálogo e o trabalho em grupo. Além disso tudo, é desenvolver habilidades”, afirmou a secretária de Esportes e Lazer Milena Pavanelli.

Também a secretária da Educação Clélia Mara dos Santos citou a união dos jovens para um sucesso coletivo e possibilidades profissionais. “Desejo que nossos jovens ao longo desse Jocoara façam uma demonstração pública de quanto o esporte além de saudável é vida. Quiçá, nós podemos ter neste contexto, entre vocês, novos atletas de alto rendimento e que possam estampar no peito o uniforme de Araraquara nos diferentes campeonatos no Estado, no País e quiçá no mundo”, incentivou a secretária.

O vice-prefeito Damiano Neto, que representou o prefeito Edinho, e destacou a integração dos alunos de diversos bairros e a prática do esporte como aprendizado para vencer os obstáculos da vida. “Mais do que a competição, mais do que ganhar ou perder, o esporte é um momento importante na formação física e social dos alunos, porque o esporte exige disciplina, respeito às regras e autoconfiança. O Jocoara é uma oportunidade de praticar esporte e vencer os obstáculos da vida”, enfatizou o vice-prefeito.

Participaram ainda da solenidade os vereadores Paulo Landim (PT), que preside a Câmara, João Clemente (PSDB), Emanuel Sponton (Progressistas), Alcindo Sabino (PT), Gerson da Farmácia (MDB) e Guilherme Bianco (PC do B) e o organizador da competição Alisson Alves da Silva, que atua da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Locais das disputas

As competições do Jocoara são disputadas no Complexo Guilherme Fragoso Ferrão e também na quadra da Praça Scalamandré Sobrinho, em frente ao Estádio da Fonte Luminosa. As modalidades de tênis de mesa e xadrez serão disputadas no Ginásio de Esportes Castello Branco, Gigantão. Já o futebol de campo ainda não tem seu local de disputa definido. 

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias